Ufu 2008) Uma das mais difundidas definições de cultura, segundo Raymond Williams, é a que designa “… um modo particular de vida, que seja de um povo, um período, um grupo ou da humanidade em geral…”
WILLIAMS, Raymond, Palavras-chave – um vocabulário de cultura e sociedade,
São Paulo: Boitempo Editorial, 2007. p. 121.
A partir da definição de cultura apresentada, marque a alternativa INCORRETA.
O caráter processual e dinâmico da vida social não se verifica em todas as culturas, mas apenas naquelas que, pelo acúmulo de conhecimento científico, reúnem condições para a elaboração de novas respostas a desafios e problemas igualmente novos.
As diferenças culturais referem-se a circunstâncias que as envolvem, tais como obstáculos a serem enfrentados e tradições passadas, sem que se possa estabelecer, portanto, uma hierarquia entre culturas distintas.
As formas de interpretação da vida expressam-se em ritos; os mitos são o resultado de conhecimento acumulado nas tradições. Ambos possibilitam transformações em qualquer cultura.
A relação entre culturas humanas e condições de vida de cada agrupamento evidencia que as diferenças culturais não são quantitativas ou de níveis.
N.R.A.
Respostas
Resposta:
O caráter processual e dinâmico da vida social não se verifica em todas as culturas, mas apenas naquelas que, pelo acúmulo de conhecimento científico, reúnem condições para a elaboração de novas respostas a desafios e problemas igualmente novos.
Explicação:
Todas as alternativas são corretas, com exceção da primeira. Muitos caem no erro de considerar o acúmulo científico como único motor da dinâmica cultural. Tal visão, que muito se aproxima dos ideais positivistas, acaba por dividir dois tipos de sociedade: as bárbaras (menos evoluídas e paradas no tempo) e as civilizadas (mais evoluídas e em constante transformação). Entretanto, as evidências dos estudos culturais nos levam a crer cada vez mais na inadequação desta concepção.
Resposta:
II,III,IV,V
Explicação:
II- As diferenças culturais referem-se a circunstâncias que as envolvem, tais como obstáculos a serem enfrentados e tradições passadas, sem que se possa estabelecer, portanto, uma hierarquia entre culturas distintas.
III- As formas de interpretação da vida expressam-se em ritos; os mitos são o resultado de conhecimento acumulado nas tradições. Ambos possibilitam transformações em qualquer cultura.
IV- A relação entre culturas humanas e condições de vida de cada agrupamento evidencia que as diferenças culturais não são quantitativas ou de níveis.
V- As culturas são sistemas de crenças, valores, costumes e normas repassadas pelo convívio social, permitindo alterações durante tais processos de repasse social.
Conferida