Respostas
Resposta:
1).
1° Noruega
Pontos fortes: bom processo eleitoral e pluralismo político, participação política e cultura política
Situação da imprensa: totalmente livre
A Freedom House qualifica a Noruega como uma das mais robustas democracias do mundo. As eleições são livres e justas. Há alternância no poder entre os principais partidos políticos. As liberdades civis se mantem firmemente. Os meios de comunicação e a sociedade civil exigem que o governo preste contas com frequência. Mas nem tudo vai às mil maravilhas no país mais democrático do mundo. A discriminação da sociedade contra os ciganos é grande.
2° Islândia
Pontos fortes: bom processo eleitoral e pluralismo político e cultura política
Situação da imprensa: totalmente livre
Publicidade
A Islândia foi um dos poucos países no mundo em que houve crescimento na qualidade da democracia em 2017, segundo a EIU. O país é uma democracia parlamentar com uma longa história de defesa dos direitos políticos e liberdades civis. Assim como a Noruega, a democracia da Islândia também tem problemas. “A ligação entre os parlamentares eleitos e interesses corporativos é uma preocupação”, aponta a Freedom House.
3° Suécia
Pontos fortes: cultura política
Situação da imprensa: totalmente livre
A Suécia é uma monarquia parlamentar com eleições livres e justas e um forte sistema multipartidário. As liberdades civis e os direitos políticos são legalmente garantidas e respeitadas na prática. O estado de direito prevalece. Mas a sociedade sueca está preocupada com a imigração e o aumento do crime. Isto se refletiu com a perda de espaço dos social-democratas, que estão no poder há cem anos.
4° Nova Zelândia
Pontos fortes: bom processo eleitoral e pluralismo político e liberdades civis
Situação da imprensa: totalmente livre
A Nova Zelândia tem um claro padrão de eleições regulares, livres e justas. Também garante os direitos políticos e as liberdades civis. Mas, de acordo com a Freedom House, ainda há muito para avançar: “as preocupações incluem a discriminação contra os maoris e outras minorias e relatos de influência externa na política e na área educacional.”
5° Dinamarca
Pontos fortes: bom processo eleitoral e pluralismo político
Situação da imprensa: totalmente livre
Outro país em que a qualidade da democracia aumentou no ano passado, de acordo com a EIU. “É uma democracia robusta com eleições regulares livres e justas”, qualifica a Freedom House. A entidade, que promove a democracia no mundo, ressalta que os cidadãos tem plenos direitos políticos. O governo protege a liberdade de expressão e associação e o judiciário é independente.
E o Brasil, onde está? Em um ranking formado por 167 países, ocupava a 49° posição, sendo qualificado como uma democracia imperfeita. Está atrás de países como Timor Leste, Botswana, Ilhas Maurício e Cabo Verde. E de 2012 para cá perdeu cinco posições no ranking. O ponto forte é o processo eleitoral e o pluralismo político, equivalente ao de países como a Suécia, a Irlanda e o Canadá.
2). (suas palavras)
3). Sim, embora o senso comum faça parte do meio em que vivemos, é importante que tenhamos uma visão diferenciada e mais complexa das coisas ao nosso redor. Em outras palavras, é importante que tenhamos o senso crítico desenvolvido.
O senso crítico é importante não apenas durante o período escolar do ser humano, mas toda a sua vida. Um senso crítico ativo auxilia o homem em diversas situações do cotidiano, bem como em circunstâncias onde deve-se agir eticamente e moralmente.
4).A atitude filosófica é determinada pela postura crítica que o homem adota frente às determinações e imposições sociais. É determinada pelo posicionamento crítico, pois o ser humano, enquanto ser racional, passa a entender o mundo e sua realidade de forma distinta.
5).Democracia é o regime político em que a soberania é exercida pelo povo. A palavra democracia tem origem no grego demokratía que é composta por demos (que significa povo) e kratos (que significa poder). Neste sistema político, o poder é exercido pelo povo através do sufrágio universal.
6).( resposta pessoal)
7). de esquerda (Partido dos Trabalhadores.
Partido Comunista do Brasil.
Partido Socialismo e Liberdade.
Partido da Causa Operária.
Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado.)
da direita (conservadores, democratas-cristãos, liberais e nacionalistas, e os da extrema-direita incluem nacional-socialistas e fascistas.)
espero ter ajudado!