Respostas
Resposta:
Explicação: A pandemia de coronavírus não é somente uma ameaça à saúde pública, é também a outras esferas brasileiras. Desse modo, não é precoce discutir os desafios que o País terá de enfrentar, tanto interna quanto externamente, no pós-crise. Na coluna de hoje (14), o professor Rubens Barbosa analisa essa problemática.
“Internamente, temos que discutir a reativação da economia, a recuperação do emprego, as reformas do Estado, a questão das desigualdades. Externamente, há outros desafios: o lugar do Brasil no mundo, como vai ficar a posição do Brasil como grande exportador de produtos agrícolas diante da disputa entre EUA e China”, enumera o ex-embaixador. Ainda sobre essa série de desafios, ele completa apontando que “a sociedade civil, empresários, trabalhadores, mais o Congresso, Judiciário, Executivo devem começar a discutir estratégias de médio e de longo prazo para definir uma agenda, visando a recuperar a economia”.
A recessão, que acontecerá após o pico da pandemia, provavelmente será a maior do último meio século, superando inclusive a de 2008; no Brasil, isso, somado à falta de visão estratégica de quem administra o Estado, pode gerar uma marginalização do País no mundo. Visto isso, Barbosa indica que “está na hora de criar um comitê gestor para a reconstrução do País, para coordenar as medidas de guerra que deverão ser tomadas ainda antes das eleições de 22”.
Explicação: