3— No Fédon, obra de Platão que retrata a morte de Sócrates, percebemos a apologia do prisioneiro liberto que busca a salvação de seus companheiros e é julgado e desacreditado pelos mesmos. Pensar e Agir, nunca é fácil. À medida que avançamos em nossa evolução acadêmica, abandonan- do hábitos e determinamos como foco, os nossos objetivos na busca da nossa auto realização e felicidade. Quais são os impactos percebidos no processo da nossa evolução intelectual diante da realidade em que vivemos?Aponte os pontos positivos ou negativos. Justifique sua resposta. Ainda em relação aos desafios que encontramos no processo de “Vencer na vida”, como devemos receber as críticas dos outros em relação a nossos atos e/ou ações?
Respostas
Uma das maiores dificuldades de se viver na sociedade contemporânea, compreende o conceito de julgamento, o qual pode ser interpretado de forma diferente por pessoas, conforme sua própria maturidade intelectual.
Diante disso, é preciso que haja maior discernimento e maturidade intelectual, para compreender as críticas construtivas, e reconhecer e ignorar críticas destrutivas, a fim de possibilitar o engrandecimento interior.
A apologia do prisioneiro liberto que busca a salvação de seus companheiros - e é julgado desacreditado pelos mesmos - é, para Platão a história da vida e morte de seu mestre, Sócrates.
Sócrates é considerado o fundador da filosofia porque trouxe a questão ética - o que é bem viver? - para a sociedade ateniense. Seu intuito não era o de fornecer uma resposta dogmática nem, muito menos, impor uma conduta ética aos seus concidadãos: seu único objetivo era o de investigar.
Esta investigação - a busca pela sabedoria - é a essência da filosofia, atividade intelectual por excelência por ser a que primeiro reverenciou o poder da razão humana. A filosofia busca exatamente esta unidade do conhecimento racional da realidade na unidade da consciência individual, e vice-versa.
É nesta tensão entre realidade e indivíduo que a filosofia se dá.
Esta tensão não é só teórica: a vida de Sócrates é a prova de que tal tensão pode levar à morte: Sócrates, ao buscar instigar a mesma investigação nos seus vizinhos, foi condenado à morte por eles, acusado de corromper os jovens e louvar novos deuses.
Do ponto de vista prático, materialista e imediatista, Sócrates não venceu na vida: foi ignorado e morto como um incômodo descartável. Seus concidadãos não só não aceitaram suas críticas como ainda buscaram seu desaparecimento.
O que a história de Sócrates ensina é que felicidade e objetivos materiais nem sempre andam de mãos dadas como uma vida intelectualmente honesta.
Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/19859220