Respostas
Resposta:
conjunto dos organismos que vivem dispersos nas águas doce, salobra e marinha ou no ar, com muito pouca ou nenhuma capacidade de locomoção, sendo transportados pelas correntezas.
O plâncton é composto por organismos que ficam suspensos na água e engloba seres fotossintetizantes e pequenos animais. O termo plâncton, do grego planktos, significa “errante” e retrata bem esse grupo de organismos, uma vez que esses vivem em suspensão na água.
Chamamos de fitoplâncton o grupo formado por algas planctônicas e cianobactérias. Os animais, como crustáceos e larvas de insetos, chamamos de zooplâncton. Todos esses seres apresentam características que permitem a vida no plâncton, como o formato do corpo para a flutuação, que se faz necessária porque eles se locomovem de acordo com a movimentação da corrente de água.
O plâncton é muito importante para a vida no planeta. O fitoplâncton, através do processo de fotossíntese e calcificação, é capaz de retirar grande quantidade de CO2 da atmosfera. Esses organismos fixam CO2 na fotossíntese e possibilitam a formação de carbonato de cálcio, que é então depositado em cima do fitoplâncton na forma de pequenas escamas. Além disso, ao realizarem fotossíntese, estão contribuindo para a produção de oxigênio atmosférico.
Além desse papel importante na captura de CO2 atmosférico e liberação de O2, o fitoplâncton constitui uma base na cadeia trófica de comunidades aquáticas. Os fitoplânctons servem de alimento para os zooplânctons. Mas não são só animais pequenos que se alimentam dos plânctons, existem algumas espécies de baleias e o tubarão-baleia que se alimentam também desses organismos. Esses animais comem grande quantidade desses seres vivos através de filtração.