A Constituição da Bolívia garante a proteção do meio ambiente. Em 2009, o país implementou um mecanismo de proteção à natureza, conhecido como Lei da Mãe Terra ou Pachamama. Sobre A Lei da Mãe Terra, assinale a alternativa correta.

a)
A Lei busca estabelecer direitos para a natureza, incluindo o direito à vida, por exemplo, mas sempre norteando a qualidade de vida dos seres humanos, sendo a proteção da natureza de forma subsidiária.

b)
A Lei da Mãe Terra protege apenas a natureza das comunidades indígenas, tentando manter suas raízes e o cultivo de sua cultura dentro do meio ambiente.

c)
A Lei garante que o país não seja afetado por projetos de desenvolvimento ou megaestruturas que afetam o equilíbrio do ecossistema e as comunidades locais.

d)
A Lei da Mãe Terra protege apenas o meio ambiente urbano, uma vez que as indústrias podem prejudicar o ambiente; se tratando do meio ambiente rural, deve-se analisar o caso concreto.

e)
A Lei da Mãe Terra busca proteger a comunidade local, todavia, se tratando de um projeto internacionalista que busca o desenvolvimento da Bolívia como um todo, ela deve ser mitigada.

Respostas

respondido por: gilsinholobomal
18

Resposta:

resposta correta letra C

Agora, a  Lei da Mãe Terra vai estabelecer 11 direitos para a natureza, incluindo o direito à vida, o direito da continuação de ciclos e processos vitais livres de alteração humana, o direito a água e ar limpos, o direito ao equilíbrio, e o direito de não ter estruturas celulares modificadas ou alteradas geneticamente. Ela também vai assegurar o direito de o país “não ser afetado por megaestruturas e projetos de desenvolvimento que afetem o equilíbrio de ecossistemas e as comunidades locais”. Esse é uma passo gigantesco para a Bolívia, que desde a colonização espanhola sofre enorme exploração de extração de minério e metais.

respondido por: richardrabelop56ihk
3

Resposta:

resposta c

Explicação:

Perguntas similares