• Matéria: Português
  • Autor: Ymas
  • Perguntado 6 anos atrás

A terceira fase da história da literatura infantil brasileira coincidiu com o período em que Jânio Quadros assumiu o governo com o país mergulhado em séria crise econômica e abalado pela inflação, pelo déficit na balança de pagamentos e pela acumulação da dívida externa. Com base nisso, marque a alternativa correta: a) A terceira fase, correspondente ao período das décadas de 1950 e 1960, coincidiu com o período conhecido como décadas de ditadura, sendo que o primeiro decênio apresenta dois momentos bem delimitados. RESPOSTA INCORRETA A terceira fase, correspondente ao período das décadas de 1950 e 1960, coincidiu com o período conhecido como décadas de democracia, e não como décadas de ditadura. b) O momento da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional foi muito influenciado pelas ideias dos intelectuais da época. RESPOSTA INCORRETA No início da década de 1950, estava em plena vigência, no campo educacional, a reforma Capanema, introduzida em 1942 e mantida até 1961, momento da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Esse segmento foi muito influenciado pela “tendência nacionalista”, verificada no campo econômico-político. Enviada em 01/09/2020 09:22 c) Na década de 1950 os adultos tiveram à disposição diversos tipos de produções e, tanto na área infantil quanto na adulta, visava-se às camadas populares da sociedade. RESPOSTA INCORRETA Tanto na área infantil quanto na adulta visava-se o público dos estratos elevados da sociedade. (ZILBERMAN e LAJOLO, 1985, p. 93, apud SARAIVA, 2001, p.39). d) A literatura infantil, nesse período em que o país se encaminhava para um projeto industrial de relevância, assumiu um caráter conservador: os temas e o ambiente por ela explorados privilegiaram a agricultura. e) Nesta fase, o passado histórico –do Brasil, preferencialmente, a história dos bandeirantes –e os vultos da História, foram deixados de lado. RESPOSTA INCORRETA Um quarto assunto abordado foi o passado histórico, preferencialmente a história dos bandeirantes –e os vultos da História. Com esses temas, transfiguraram-se em propaganda política os acontecimentos da memória nacional. Consideraram-se heróis os bandeirantes, e o oeste revelou riquezas de vulto, justificando-se, assim, a necessidade de empreender a continuação das obras daqueles pioneiros.

Respostas

respondido por: jessikacarolsb27
31

Resposta:

d)  A literatura infantil, nesse período em que o país se encaminhava para um projeto industrial de relevância, assumiu um caráter conservador: os temas e o ambiente por ela explorados privilegiaram a agricultura.

Explicação:

Destacaram-se entre esses temas o café, encarado como fonte primeira de riqueza, apontando-se o esgotamento das terras e o abandono das instituições públicas como responsáveis pelas mudanças que se operaram.

respondido por: barthd2
6

Resposta:

d)

A literatura infantil, nesse período em que o país se encaminhava para um projeto industrial de relevância, assumiu um caráter conservador: os temas e o ambiente por ela explorados privilegiaram a agricultura.

Explicação:

Destacaram-se entre esses temas o café, encarado como fonte primeira de riqueza, apontando-se o esgotamento das terras e o abandono das instituições públicas como responsáveis pelas mudanças que se operaram.

Perguntas similares