• Matéria: Filosofia
  • Autor: mariamedeirosaraujo7
  • Perguntado 6 anos atrás

Questão 2 - (UEFS) Em 1609, o astrônomo italiano Galileu Galilei apontou pela primeira vez uma luneta para o céu e iniciou a comprovação da teoria de Nicolau Copérnico: a de que não era a Terra que estava no centro do sistema solar, mas o Sol. Iniciava-se uma revolução no pensamento ocidental, então dominado pelos dogmas da Igreja cristã, que adotou a teoria geocêntrica de Aristóteles e de Ptolomeu. Durante o final do Império Romano e a Idade Média, era proibido sustentar qualquer outra ideia que não aquelas apresentadas pela instituição religiosa. Ninguém poderia ousar questionar as bulas papais, e todos que se envolviam na descrição da natureza da Terra ou do firmamento deveriam obedecer às ideias equivocadas de que a vida aqui em baixo era desvinculada do que ocorria nas esferas celestes, movidas eternamente em círculos e sem qualquer mutação na sua história. Mas Galileu fez a revolução nos céus procedendo de uma maneira muito simples: ele simplesmente fez observações. (SILVA FILHO, 2012, p. A2). Nicolau Copérnico (1473-1548) e Galileu Galilei (1571-1630) destacam-se entre os participantes do Renascimento Científico e da Revolução Científica dos séculos XVI e XVII, respectivamente, por pregarem *
10 pontos
A) a popularização do conhecimento científico, fazendo-o acessível a todas as classes sociais de sua época.
B) os princípios da observação e da experimentação, superando a preeminência da fé sobre a ciência.
C) a obrigatoriedade de aplicação de princípios científicos à produção das obras de arte, na Itália e na península Ibérica.
D) a prática da livre expressão das ideias e das descobertas, sendo respeitados pelas instituições políticas e religiosas do seu tempo.
E) a concepção da igualdade de direitos de todos perante as leis que orientavam o acesso à educação pública e gratuita.

ME AJUDEM PRECISO PRA HOJE

Respostas

respondido por: rafacosta26
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Resposta:

letra B- os princípios da observação e da experimentação, superando a preeminência da fé sobre a ciência. 

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