• Matéria: Biologia
  • Autor: EmanuelL821
  • Perguntado 6 anos atrás

A incidência natural de gestação múltipla (gêmeos) é de uma para cada noventa gestações e é ainda menor considerando que os gêmeos sejam monozigóticos. Casos de nascimento de mais de dois bebês idênticos são muito raros. No entanto, na história da medicina, há registros de até quíntuplos idênticos, sendo o caso mais famoso o das irmãs Dionne, nascidas em 1934.

Considerando o exemplo apresentado, explique como ocorreu a formação dessas gêmeas monozigóticas.

Respostas

respondido por: lo007
13

Resposta:

As crianças nascidas de partos triplos, quádruplos ou mais também são chamados de gêmeos. Apesar de não haver uma estatística precisa, estima-se que uma em cada 85 gravidezes é gemelar. Existem duas maneiras de nascerem irmãos gêmeos: bivitelinos ou univitelinos. No caso de bivitelino, são gerados por dois óvulos e dois espermatozóides, com carga genética distinta. São gerados em duas placentas e membranas amnióticas distintas.

Quando um óvulo é produzido e fecundado por um só espermatozoide e se divide em duas ou três culturas de células completas, dá origem aos gêmeos idênticos, ou monozigóticos, ou univitelinos. Eles dividem a mesma placenta, o mesmo saco gestacional, mas apresentam uma membrana amniótica diferente. Em casos mais raros, pode acontecer de os embriões compartilharem a mesma placenta e o mesmo líquido amniótico. Sempre possuem o mesmo sexo. Os gêmeos idênticos têm o mesmo genoma, e são clones um do outro

Perguntas similares