Na Itália Renascentista quem eram os mecenas? * Religiosos que perseguiam os artísticas que faziam obras de arte que criticavam os fundamentos da Igreja Católica Burgueses e governantes que protegiam e patrocinavam financeiramente os artistas renascentistas Pintores que ajudavam financeiramente os burgueses da época. Governantes que atuavam como artistas, fazendo esculturas e pinturas.
Respostas
Resposta:
Os mecenas eram burgueses ricos da época do Renascimento, que, patrocinavam o trabalho de artistas e escritores, em busca de glória e prestígio. Destacam-se entre eles, a família Sforza, os Médicis e os papas Júlio II e Leão X.
Um dos melhores exemplos de mecenas é a família Médici. Os Médici foram uma dinastia política italiana. A família teve origem na região de Mugello na Toscana. O poder político dos Médici aumentou, até que passaram a governar Florença. Da Casa de Médici provieram quatro papas e, a partir de 1531, os Médici tornaram-se os líderes hereditários do Ducado de Florença, e em 1569, o ducado foi elevada à categoria de grão-ducado após grande expansão territorial, surgindo então o Grão-Ducado da Toscana, governado pela família desde o seu início até 1737, com a morte de João Gastão de Médici.
Resposta:
c) Burgueses e governantes que protegiam e patrocinavam financeiramente os artistas renascentistas.