• Matéria: História
  • Autor: ketlymbatista
  • Perguntado 6 anos atrás

1) "As ruas estão, em geral, repletas de mercadorias inglesas. A cada porta as palavras SUPERFINO DE LONDRES saltam aos olhos: algodão estampado, panos largos, louça de barro, mas, acima de tudo, ferragens de Birmigham, podem ser obtidas nas lojas do Brasil a um preço um pouco mais alto do que em nossa terra."  Esta descrição das lojas do Rio de Janeiro foi feita por Mary Graham, uma inglesa que veio ao Brasil em 1821.

 

a) Em 1808 D. João decretou a “Abertura dos portos às Nações Amigas”. O que essa lei significou na prática para o nosso país?         


b) Em 1810 o Brasil assinou os Tratados de Comércio e Navegação. Quais os privilégios que os produtos ingleses tinham nas alfândegas brasileiras?​

Respostas

respondido por: ccascavelmendes
23

Resposta:

A Que a importação de produtos de outros países estaria liberada.

B Eles eram um produto bom que davam bastante lucro por serem mais raros de ser encontrados.

respondido por: chiefgame12
23

Resposta:

A) Fim da exclusividade colonial, marca da política mercantilista. A partir dessa lei o Brasil passou a ter relações comercias com outros impérios além de Portugal.

B) A partir desse tratado as mercadorias inglesas deviam pagar 15% do seu valor na alfândega , que era menor do que pagava os produtos portugueses (16%) e outros (24%). Esse tratado consolidou o domínio inglês sobre o mercado  brasileiro

Explicação:

Perguntas similares