A História ao longo do século XIX e por influência dos historiadores positivistas adquiriu o estatuto de Ciência. Alcançada tal condição, os mesmos formularam entendimentos e diretrizes com a finalidade de definir e delimitar o que seria "Documento Histórico” à escrita histórica. Podemos afirmar que o estipulado por eles em muito difere da concepção que os historiadores atuais têm no que tange ao que é fonte histórica útil às narrativas históricas. No que diz respeito a tal processo e ao que foi dado como "documento historiográfico" pelos positivistas e para a Ciência História que se constituía em princípios do século XIX, então, é correto afirmarmos que: I. Os historiadores positivistas entendiam que os “Documentos Históricos”, ainda que importantes, não eram absolutamente necessários para se acessar o passado. II. Os primeiros historiadores, de influência positivista, firmaram um irrestrito e sólido apego aos documentos históricos. Sem estes, afirmavam eles, a História não atingiria o status de Ciência. III. Ao defender os documentos históricos como básicos para a Ciência Histórica, os historiadores positivistas também estabeleceram a supremacia do documento textual e oficial. IV. Para os primeiros historiadores positivistas, os documentos textuais (oficiais e não oficiais) serviriam igualmente para um acesso ao passado e para a escrita histórica de cunho científico. É correto apenas o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I e II. Alternativa 2: I e IV. Alternativa 3: II e III. Alternativa 4: III e IV. Alternativa 5: I, III e IV.
Respostas
Resposta: Alternativa 5:
I, III e IV.
Explicação: respondi assim com base nas pag. 22,58 e 60 do nosso livro didático.
Olha oque diz esse relato:
" O historiador positivista Fustel de Coulanges (1901, p. 245) destacava o uso dos documentos escritos e de natureza oficial para a elaboração da Ciência História, porém reconhecia que se fazia importante buscar outras fontes. Desse modo, os historiadores deveriam “escrutar as fábulas, os mitos, os sonhos de imaginação [...]. Ele dizia de forma enfática: [...] Onde o homem passou, onde deixou qualquer marca da sua vida e da sua inteligência, aí está a história.
Os documentos históricos foram bastante defendidos no século XIX para garantir um status de ciência à história. Assim, nessa época instaurou-se também a supremacia do documento oficial, essa ira ser questionada no século XX por meio da Nova História. Assim, a alternativa adequada é a 3.
Estudos históricos no século XIX e XX
O debate acadêmico do século XX trouxe uma nova perspectiva de abordagem dos documentos históricos e o documento oficial (registro escrito) passou a ser questionado como a única forma de oficialidade na historiografia.
Continue estudando sobre Documentos Históricos em: brainly.com.br/tarefa/19457881