1. Um biólogo observou diferentes espécies de insetos, conhecidos como vaga-lumes, que viviam em um mesmo habitat e percebeu que, mesmo muito parecidos, animais de espécies diferentes não acasalavam. Representantes da espécie (A) emitiam sinais luminosos amarelados e representantes da espécie (B) emitiam sinais esverdeados. Esse caso representa um isolamento reprodutivo do tipo:
a. pré-zigótico – por incompatibilidade de habitat.
b. pré-zigótico – por incompatibilidade comportamental.
c. pós zigótico – por infertilidade de híbridos.
d. pós zigótico – por incompatibilidade gamética
Respostas
Resposta:
1 B
2 B
Explicação:
Classroom
Nesse caso, é representado um isolamento reprodutivo do tipo:
1 ) b. pré-zigótico – por incompatibilidade comportamental.
Esse fenômeno ocorre quando populações de uma mesma espécie são separadas ou isoladas. Com o passar do tempo, eles apresentam grandes diferenças e formam novas espécies.
Os mecanismos de isolamento reprodutivo pre-zigótico são barreiras ao fluxo gênico que ocorrem após a formação do zigoto. Eles podem ocorrer de várias maneiras, como morte do zigoto devido a incompatibilidade genômica, e esterilidade ou inviabilidade do híbrido adulto.
2) b. pré-zigótico – alopátrico
Ocorre quando o grupo de uma mesma espécie, ou seja, uma população biológica, apresenta uma barreira geográfica com tal amplitude que as populações se isolam reprodutivamente, interrompendo o fluxo de genes.
Quando o isolamento geográfico leva à interrupção do fluxo gênico, e quando as espécies se aproximam ou entram em contato, essa barreira reprodutiva ainda deve estar presente, resultando em duas espécies diferentes.