Considerando seus conhecimentos sobre o pensamento liberal e a sua importância no processo de formação do Estado Moderno, assinale o que for correto.
A) Para os economistas liberais clássicos, os interesses particulares do indivíduo estão em conflito direto com os interesses gerais da sociedade.
B) Na concepção liberal, o papel do Estado deve ser o da manutenção da ordem, da preservação da paz e da proteção da propriedade privada.
C) A iniciativa privada é o principal agente da economia clássica, cabendo a ela fomentar os negócios e os empreendimentos industriais e comerciais.
D) O pensamento liberal clássico emergiu em meados do século XVI, e foi a ideologia política que sustentou o Estado Absolutista na Europa e sua expansão colonizadora nas Américas.
E) O neoliberalismo é a versão mais contemporânea do pensamento liberal, destacando-se pela defesa de uma estrutura estatal reduzida.
Respostas
Resposta:
a resposta correta é a D
Explicação:
Resposta:
Na realidade a questão original é um somatório, portanto há mais de uma resposta correta:
19. (Uem 2011) Considerando seus conhecimentos sobre o pensamento liberal e a sua importância no processo de formação do Estado Moderno, assinale o que for correto.
E 01) Para os economistas liberais clássicos, os interesses particulares do indivíduo estão em conflito direto com os interesses gerais da sociedade.
C 02) Na concepção liberal, o papel do Estado deve ser o da manutenção da ordem, da preservação da paz e da proteção da propriedade privada.
C 04) A iniciativa privada é o principal agente da economia clássica, cabendo a ela fomentar os negócios e os empreendimentos industriais e comerciais.
E 08) O pensamento liberal clássico emergiu em meados do século XVI, e foi a ideologia política que sustentou o Estado Absolutista na Europa e sua expansão colonizadora nas Américas.
C 16) O neoliberalismo é a versão mais contemporânea do pensamento liberal, destacando-se pela defesa de uma estrutura estatal reduzida.
Resposta: 02+04+16 = 22
Explicação:
Estado absolutista é um regime político surgido no fim da Idade Média.
Também chamado de Absolutismo se caracteriza por concentrar o poder e autoridade no rei e de poucos colaboradores.
Nesse tipo de governo, o rei está totalmente identificado com o Estado ou seja, não há diferença entre a pessoa real e o Estado que governa.
Não há nenhuma Constituição ou lei escrita que limite o poder real e tampouco existe um parlamento regular que contrabalance o poder do monarca.
Fonte: Juliana Bezerra - Professora de História
Para a sociedade burguesa, a sociedade civil era um sinônimo de mercado livre e, para se dar o desenvolvimento deste, era necessário contornos mais claros na separação entre o que é público e o que é privado. O liberalismo é o desdobramento lógico desta separação, sendo, simultaneamente, representante do público e guardião do privado. A mesma burguesia do século XVIII reivindicava ampla liberdade nas atividades econômicas, o que significava restringir, mas não tirar o poder político do Estado.
Neoliberalismo é uma doutrina econômica e política que surgiu no século XX com base em teorias formuladas por teóricos, como o economista ucraniano Ludwig von Mises e o economista austríaco Friedrich Hayek. A teoria neoliberal surge para opor-se à teoria keynesiana de bem-estar social e propõe uma nova leitura da parte econômica do liberalismo clássico, tendo como base uma visão econômica conservadora que pretende diminuir ao máximo a participação do Estado na economia.
Características do neoliberalismo
Em geral, podemos dizer que as características do neoliberalismo, de acordo com as teorias dos estudiosos da Escola Austríaca, são o enfraquecimento do Estado e a diminuição drástica da participação estatal na economia. Os teóricos neoliberais defendem a mínima cobrança de impostos e a privatização dos serviços públicos.
Fonte: Francisco Porfírio - Mundo Educação