com a abdicação de D.Pedro I, configuram -se três tendências políticas que se dabateram durante todo o período regencial.Estamos nós referindo ao:
a)progressistas, positivistas e liberais;
b)republicanos, conservadores e regressistas moderados
c)restauradores ou caramurus, moderados ou chimangos e exaltados ou farroupilhas;
d)republicanos ou jurubas, positivas ou regressistas e liberais ou moderados;
e)independistas, monarquistas e regencistas.
Respostas
Resposta:
Letra c
Explicação:
Os Restauradores que lutavam pela volta de D. Pedro e defendiam o regime absolutista, os Liberais moderados que defendiam a monarquia, mas sem absolutismo ; queriam manter a escravidão e a ordem nacional. E os liberais exaltados, que lutavam pela descentralização do poder e pela autonomia administrativa das províncias
As tendências políticas do período regencial eram divididas entre restauradores, moderados e exaltados (letra C).
Durante o Período Regencial (1831 a 1840) existiam grupos políticos que disputavam o poder e estes eram os restauradores (caramurus), os moderados (chimangos) e os liberais exaltados (farroupilhas).
Os restauradores eram, em sua maioria, militares e comerciantes portugueses, que queriam o retorno de D. Pedro I ao poder e defendiam um sistema econômico liberalista clássico.
Já os moderados eram a elite agrária brasileira, e eram contrários à ampliação da participação política, favoráveis ao regime monárquico e defendiam o sistema das grandes propriedades rurais e trabalho escravo.
Por fim, os exaltados eram formados por funcionários públicos, jornalistas e comerciantes brasileiros, sendo progressistas e favoráveis à industrialização , desejando mais autonomia para as províncias.
Leia mais sobre em:
https://brainly.com.br/tarefa/5250805