1. (ENEM) O desenho retrata a fazenda de São Joaquim da Grama com a casa-grande, a senzala e outros edifícios representativos de uma estrutura arquitetônica característica do período escravocrata no Brasil. Esta organização do espaço representa uma *
a) forma de organização social que fomentou o patriarcalismo e a miscigenação.
b) estratégia econômica e espacial para manter os escravos próximos do plantio.
c) tática preventiva para evitar roubos e agressões por escravos fugidos.
d) maneira de evitar o contato direto entre os escravos e seus senhores.
e) particularidade das fazendas de café das regiões Sul e Sudeste do país.
Respostas
forma de organização social que fomentou o patriarcalismo e a miscigenação
Sobre a estrutura arquitetônica da fazenda de São Joaquim da Grama, vemos que há a representação de uma forma de organização social que fomentou o patriarcalismo e a miscigenação. Letra A.
O modelo arquitetônico adotado na construção das fazendas do período colonial brasileiro está relacionada ao estilo de vida patriarcal, ou seja, onde todos os moradores da casa estavam sob os mandos do senhor dono da fazenda.
A princípio, a designação Casa-grande estava restrita apenas a casa onde o senhor vivia com sua família, não caracterizando o local onde os escravos habitavam, que poderia ser em senzalas construídas para eles, ou mesmo nos galpões onde trabalhavam.
Onde quer que os escravos utilizassem como espaço, não era digno de ser considerado parte integrante da casa principal dos fazendeiros, segundo sua ótica elitista, pois os locais destinados a eles eram pequenos, abafados, sujos e desconfortáveis, onde mal conseguiam dormir.
Fique por dentro do assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/2908709
Bons estudos!