6 – Leia o trecho abaixo:
“Este evento não figura nos Jogos Antigos, mas foi comumente praticado pelos Celtas. A primeira competição foi organizada na Inglaterra, em 1940, e regulamentada em 1965, onde cada competidor possuía três saltos em cada altura e a barra não poderia ser aumentado no caso do competidor derrubá-la”. Estamos falando de qual tipo de SALTO?
a) Salto em Distância.
b) Salto com Vara.
c) Salto Triplo.
d) Salto em Altura.
e) N.D.A.
Respostas
Resposta:
d) Salto em Altura.
Explicação:
Salto em ALTURA
Este evento não figura nos Jogos Antigos, mas foi comumente praticado pelos Celtas.
A primeira competição foi organizada na Inglaterra, em 1940, e regimentada em 1965, onde cada competidor possuía três saltos em cada altura e a barra não poderia ser aumentada no caso do competidor derrubá-la.
A altura de seis pés (1,83m) foi utilizada pela primeira vez por Marshall Brooks (Grã-Bretanha), em 1874, usando a técnica de um pé primeiro. As "tesouras" foram usadas pela primeira vez por William Page (EUA) em 1874, e prontamente acompanhadas pelo atalho oriental, desenvolvido por Michael Sweeney (EUA).
George Horine foi a primeira pessoa a saltar 2,00m usando o girar oriental. Até 1936, as regras diziam que a barra transversal tinha que ser ultrapassada com um primeiro pé primeiro.
Em 1941, Lester Steers (EUA) iniciou o estilo de cabeça, justificando os seus 2,11m. Além disso, mudanças nas regras limitaram a espessura permitida das solas dos tênis dos saltadores.
Em 1968, Dick Fosbury (EUA) inventou o "flop", um salto atrasado acompanhado de uma corrida muito rápida e somente possível por causa da introdução de aterrissagem no colchão. Esse estilo passou a ser usado por todos os grandes saltadores desde 1978.
Javier Sotomayor (Cuba) é o atual recordista mundial com a marca de 2,45m. O recorde atual é 49cm maior que o primeiro registrado por ele.
A primeira competição feminina de Salto em Altura ocorreu em 1895, nos Estados Unidos. O evento estreou nas Olimpíadas de 1928, e, o primeiro recorde foi homologado pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF) em 1932.
As mulheres também usam vários estilos para saltar.