As fontes são classificadas em renováveis e não renováveis; primárias e secundárias; convencionais e alternativas. Com o avanço do consumo como lógica de expansão capitalista, a demanda por energia tende a crescer em todo o mundo. A partir da análise do gráfico, dos processos de transformação de energia e fontes de energia é correto inferir que:
Respostas
Alternativa (E), é a correta.
Existem diversos tipos de fontes de energia e conforme mencionado pelo enunciado temos elas renováveis ou não renováveis.
Sendo simplesmente classificadas pelo insumo gerado e os resquícios que sobram. Como por exemplo o carvão mineral que é utilizado para aquecer a água em indústrias termoelétricas, o carvão é um recurso não renovável, diferentemente do sol e do ar que podem gerar energia também e são recursos renováveis.
Pelo gráfico é possível perceber que " Apesar dos avanços tecnológicos das últimas quatro décadas, proporcionados pela Revolução Técnico-Cientifico Informacional, o principal recurso da matriz energética é o mesmo desde a Segunda Revolução Industrial (1850) - o petróleo com 37,8% de demanda de consumo, seguido pelo carvão mineral como segunda maior demanda e o gas natural em terceiro com 10.3%. Uma das diferenças entre elas é que a utilização de petróleo e derivados é fonte primária, enquanto o carvão e gás natural são fontes secundárias de energia", alternativa (E).