• Matéria: História
  • Autor: yanxgames
  • Perguntado 6 anos atrás

A concepção de cidadania no contexto ateniense (séculos VI a.C a IV a.C) e as instituições provenientes do legado cultural greco-romano foram referências importantes para a cultura política ocidental. A cidadania, em Atenas, era restrita aos: indivíduos naturais de Atenas, filhos de pai ateniense, do sexo masculino, proprietários de terras e maiores de 18 anos, e que deveriam, ainda, defender a cidade − estado no caso de conflitos bélicos. mulheres letradas da elite ateniense, com mais de 21 anos, excluindo-se os estrangeiros ou eupátridas, considerados os únicos indivíduos aptos a conduzir o povo, de acordo com a concepção hierarquizada de democracia daquele tempo. homens bons maiores de 20 anos que haviam se estabelecido e acumulado posses naquela Cidade-Estado, independentemente de sua origem, e que com provassem terem tempo livre para se dedicar às questões públicas. patriarcas, líderes de famílias extensas, que estivessem na maturidade e em dia com seus impostos, e aos ex-escravos ou prisioneiros de guerra, premiados por terem participado em alguma guerra em defesa de Atenas.

Respostas

respondido por: igorleallopes
9

Resposta: A- indivíduos naturais de Atenas, filhos de pai ateniense, do sexo masculino, proprietários de terras e maiores de 18 anos, e que deveriam, ainda, defender a cidade − estado no caso de conflitos bélicos.

Explicação: Os estrangeiros,mulheres e escravos não são cidadães,então só sobra os homens maiores de 18 anos algumas questões revela com 21 anos e tinha como função defender sua cidade contra invasões.  

Perguntas similares