Respostas
Resposta:
EXEMPLO:
(PUC-RS) Numa experiência, a reação de formação de amônia (NH3), a partir do N2 e do H2, está ocorrendo com um consumo de 12 mols de nitrogênio (N2) a cada 120 segundos. Nesse caso, a velocidade de consumo de hidrogênio (H2) é:
a) 6 mols por minuto
b) 12 mols por minuto.
c) 18 mols por minuto.
d) 24 mols por minuto.
e) 36 mols por minuto.
Resposta
Letra c). A equação balanceada que represneta o processo descrito é:
N2 + 3H2 → 2NH3
Para determinar a velocidade do H2, é necessário antes calcular a velocidade do N2, já que o execício forneceu dados sobre ele. Dividindo o número de mols (12 mols) pelo tempo (2 minutos → 120 segundos), temos:
vN2 = 12
2
vN2 = 6 mols por minuto.
Por fim, basta multiplicar a velocidade do nitrogênio encontrada por 3, já que a proporção estequiométrica entre nitrogênio e hidrogênio na equação é de 1 para 3, ou seja, a velocidade do hidrogênio é o triplo da velocidade do nitrogênio.
vH2 = vN2.3
vH2 = 6.3
vH2 = 18 mols por minuto
( eu achei essa conta como exemplo, mas a fórmula dela é diferente ,mas acho que não tem problema)
Resposta:
Lembre que velocidade média é a relação entre a quantidade consumida ou produzida e o intervalo de tempo em que isso ocorre;
Aplicar:
Vm= Quantidade consumida (produzida) ÷ intervalo de tempo
Exemplo:
(UNEB-BA) A amônia é produzida industrialmente a partir do gás nitrogênio (N₂) e do gás hidrogênio (H₂), segundo a equação:
N₂(g) + 3 H₂(g) ⇌2 NH₃(g)
Dado: massa molar do H₂= 2,0 g*mol-1
Numa determinada experiência, a velocidade média de consumo de gás hidrogênio foi de 120 gramas por minuto. A velocidade de formação do gás amônia, nessa experiência, em mols por minuto será de:
a) 10
b) 20
c) 40
d) 50
e) 60
Alternativa C