Em sua opinião qual seria a forma de compensar o envelhecimento e o encolhimento da população japonesa? Quais são as dificuldades para implantar essas medidas?
Respostas
O Japão está na quarta e ultima fase da transição demográfica, onde a taxa de mortalidade ultrapassa a de natalidade, gerando um crescimento vegetativo negativo, ou seja, a população diminui. Isso faz com que falte mão-de-obra jovem e causa gravíssimos problemas previdenciários. Existem duas principais maneiras de suprir essas demandas: chegada de imigrantes, ou programas de incentivo a natalidade, ou seja, incentivar que os japoneses tenham filhos.
Nos países desenvolvidos, há uma maior inserção de mulheres no mercado de trabalho, uma maior escolarização e um custo de vida alto, todos estes fatores dificultam os programas de incentivo a natalidade, já que estas razões de barram o crescimento da natalidade.
A chegada de imigrantes se mostra como a melhor e mais barata forma de suprir este problema, já que é rápida, barata e é atrativa para os imigrantes, principalmente os vindos de países subdesenvolvidos. Entretanto, a maioria destes imigrantes vem com pouquíssimo dinheiro, e na maioria das vezes com pouca ou nenhuma escolaridade.
espero ter ajudado ;)
A melhor solução que o Japão tem encontrado para compensar o envelhecimento e o encolhimento de sua população, relaciona-se aos incentivos para a imigração de mão-de-obra internacional, pois uma das maiores preocupações é que a falta de jovens cause um regresso na economia do país, já que nascem poucos japoneses a população vive muito, necessitando inclusive de cuidados especiais.
Uma das maiores dificuldades para implantar essas medidas caracterizam-se pelas barreiras culturais, já que muito se requisita a instalação e consequente trabalho de muitas pessoas ao redor do mundo, mas muitos ocidentais ainda apresentam recusa em se adaptar a uma nova cultura.
Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/45356403