Respostas
Resposta:
Ditongo decrescente, não se separa os encontros vocálicos. Em pAI A é vogal e I a semivogal. Se fosse hiato não se separava porque seriam duas vogais e não pode haver 2 vogais numa mesma sílaba.
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO :/
Resposta:
DITONGO
Explicação:
Os ENCONTROS VOCÁLICOS são classificados em DITONGO, TRITONGO e HIATO
1. O DITONGO é a sequência de DOIS ("DI" = dois) fonemas vocálicos NA MESMA SÍLABA. Se a sequência for SEMIVOGAL + VOGAL (do som mais fraco para o mais forte), será DITONGO CRESCENTE. Exemplos: ágUA, qUArto; gênIO; espécIE. Se a sequência for VOGAL + SEMIVOGAL (do som mais forte para o mais fraco), será DITONGO DECRESCENTE. Exemplos: pAI, LEITE, mUIto, pÃO, mÃE.
OBSERVAÇÕES: a) Os fonemas que funcionam como semivogais são o "i" e "u". Quando o "o" tiver som de "u" como em pão (pronuncia-se "pãu") e o "e" tiver som de "i" como em mãe (pronuncia-se "mãi"), ambos serão também semivogais;
b) Não se separam os ditongos.
2. O TRITONGO é a sequência de TRÊS ("TRI" = três) fonemas vocálicos (SEMIVOGAL + VOGAL + SEMIVOGAL) pronunciados NA MESMA SÍLABA. Exemplos: ParagUAI; UrugUAI; sagUÃO. Note que em saguão o "o" tem som de "u" (pronuncia-se "saguãu"), classificando-se, por isso, como semivogal.
3. O HIATO é a sequência de duas vogais (VOGAL + VOGAL) pronunciadas EM SÍLABAS DIFERENTES. Observação: Embora o HIATO seja um encontro vocálico, nesse caso (diferente do ditongo e do tritongo), não significa que haja encontro (reunião) de fonemas pronunciados no mesmo impulso de voz, mas a proximidade de vogais emitidas em sílabas diferentes. Exemplos: sAÚde, sAÍda, rUIm, cOOperar, cOIncidência.