• Matéria: História
  • Autor: Alevenzo
  • Perguntado 6 anos atrás

O movimento historiográfico instituído pelos Annales costuma ser dividido em três fases ou gerações. A primeira geração surgiu na década de 1920 e se mateve até 1945. A segunda geração teve iniciou em 1946 e se estendeu até 1968. A terceira geração se iniciou em 1968 e perdura até os dias atuais. A respeito da segunda geração, podemos afirmar que: Alternativas Alternativa 1: Fernand Braudel destacou-se na Segunda Geração ao propor a "história problema", em oposição à História Positivista. Alternativa 2: Fernand Braudel destacou-se na Segunda Geração ao pensar o tempo histórico de maneira linear, cronológica e progressiva. Alternativa 3: Ao introduzir uma concepção de tempo inédita, baseada no tempo eterno e circular, a Segunda Geração inovou a produção histórica Alternativa 4: A Segunda Geração dos Annales, representada por Fernand Braudel, institui uma concepção de tempo inédita, baseada na tripla temporalidade. Alternativa 5: Fernand Braudel, principal representante da Segunda Geração, pensou o tempo de maneira regressiva, cronológica, finita e irreversível, com base na dupla temporalidade.

Respostas

respondido por: carolzinhammsantos12
5

Resposta:

A Segunda Geração dos Annales, representada por Fernand Braudel, institui uma concepção de tempo inédita, baseada na tripla temporalidade.

Explicação:

Braudel contribuiu muito quando propôs a percepção de três temporalidades históricas, a curta, a média e a longa duração. A percepção de curta duração, o evento, efêmero que se circunscrevia no campo da política do indivíduo; a média duração, a conjuntura, que diz respeito à temporalidade das relações e instituições sociais; longa duração, ou a noção de estrutura, que se refere ao ambiente geográfico, aos ciclos da natureza, e a lentidão dos processos geológicos, pela qual o autor reclamava prioridade. (SANTOS; FOCHI; SILVA. 2012. p. 96, grifos do autor).

Perguntas similares