Émile Durkheim é considerado um dos fundadores das Ciências Sociais e entre as suas diversas obras se destacam “As Regras do Método Sociológico”, e “Da Divisão do Trabalho Social”. Sobre a teoria desse sociólogo é correto afirmar: * a. A divisão do trabalho possui um importante papel social: além dos fatores econômicos, garante a coesão social. a. A industrialização é prejudicial à sociedade, pois em cidades grandes as pessoas não se relacionam. c. A religião não gera coesão, afinal ela é fonte de vários conflitos resultantes da intolerância religiosa. d. Pode haver sociedades sem coesão social. e. A consciência coletiva existe apenas em entidades de caridade e voluntariado.
Respostas
Resposta:
1(b)
Explicação:
Sobre a teoria desse sociólogo é correto afirmar: a divisão do trabalho possui um importante papel social: além dos fatores econômicos, garante a coesão social.
Émile Durkheim, sociológo francês nascido no século XIX, teoriza sobre o processo social e suas características. Através do seu olhar empírico e experimental, Durkheim cria teorias acerca de como a sociedade funciona e é engendrada.
Sua teoria mais famosa é o Funcionalismo, que afirma que a sociedade funciona como um organismo biológico: caso um determinado "órgão para de funcionar", o corpo estará arruinado. Essa lógica ocorre com a sociedade também: caso um grupo social decaia, a sociedade toda sofre com isso, que é o conceito de anomia.
Para ele, as instituições (família, escola, religião) são ferramentas de socialização e de regulamentação. Elas influenciam na concepção moral dos indivíduos e estabelecem ditames morais e comportamentais aos membros da sociedade.
Link: brainly.com.br/tarefa/17424291