Respostas
Resposta:
A prática regular de exercícios físicos é um importante otimizador metabólico. Através da contração muscular, independentemente do nível da intensidade ou duração do estímulo provocado no músculo, nosso corpo desenvolve adaptações capazes de sensibilizar positivamente a ação de hormônios, fatores de crescimento, proteínas e carboidratos, além de proteínas e enzimas diretamente associadas ao quanto nosso corpo torna-se capaz de metabolizar substratos energéticos como a gordura.
Uma caminhada moderada de 30 minutos diários está diretamente associada à redução das chances de desenvolvimento de doença cardiovascular. Além disso, essa mesma quantidade é capaz de reduzir significativamente a pressão arterial de indivíduos hipertensos. Outro aspecto importante é melhora da ação da insulina em indivíduos pré-diabéticos ou já diagnosticados com diabetes.
Além de todos esses benefícios, temos a melhora da utilização e estocagem de gordura do sangue e no tecido adiposo. Sabe-se que o desequilíbrio entre as variáveis lipídicas de nosso sangue (LDL, HDL, Colesterol Total, Triglicérides) está diretamente associado ao desenvolvimento dessas doenças cardiometabólicas.