Apesar de fazerem parte da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) e possuírem grandes reservas de petróleo alguns países americanos e africanos apresentam uma economia bastante vulnerável. Isso ocorre devido a: *
O processo de distribuição e exploração do petróleo em muitos países acabam ficando à mercê de políticas e governos ditatoriais.
Esses países possuem uma grande diversidade econômica, portanto, não dão tanta importância para esse minério, pois se trata de um recurso não renovável.
Muitos desses países possuem o petróleo, mas não possuem capital suficiente para poder explorar.
A OPEP é uma organização bastante opressiva, a maioria dos países que fazem parte são do Oriente Médio que impõe duras taxas aos países americanos e africanos.
Porque o petróleo sendo uma commodity, tem seu preço definido no mercado internacional, que tende a oscilar, em períodos em que os preços ficam baixos, esses países que são muito dependentes desse recurso tendem a ser impactados.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) foi criada por nações exportadoras de petróleo para administrar de forma centralizada a política petroleira dos países integrantes. Ela manipula a produção do petróleo, estabelecendo cotas de produção, reduzindo a disponibilidade do produto no mercado mundial, consequentemente, há a elevação dos preços
Granda05:
Obrigado!!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás