Respostas
Respiração Aeróbica
Cada piruvato que entra na mitocôndria e é oxidado a um composto com dois carbonos (acetato) que depois é combinado com a Coenzima-A, com a produção de NADH e libertação de CO2. Por cada ciclo que ocorre liberta-se 2CO2, NADH e FADH2. No ciclo de Krebs obtém-se 2 ATPs.
A respiração aeróbia é um processo catabólico mais complexo do que a fermentação. Nos eucariontes ocorre com a participação das mitocôndrias e requer oxigénio como aceitador final de eletrões. Ao contrário da fermentação, na respiração aeróbia o ácido pirúvico é completamente oxidado a dióxido de carbono e água.
Na respiração aeróbia a oxidação da glicose é completa, obtendo a célula um rendimento energético 19 vezes maior do que na fermentação, em que menos de 3% da energia da glicose é transferida para moléculas de ATP.
Após a glicólise, a oxidação completa do ácido pirúvico até CO2 compreende três etapas:
- formação de Acetil-coenzima A,
- ciclo de Krebs
- cadeia transportadora de eletrões, também designada por cadeia respiratória
Nas células eucarióticas, a glicólise ocorre no citosol enquanto as etapas seguintes ocorrem nas mitocôndrias. Estes organelos são delimitados por uma dupla membrana, apresentando a membrana interna pregas, as cristas mitocondriais, orientadas para o interior de um material indiferenciado, a matriz mitocondrial.