Respostas
Resposta:
Região Sul: praias no verão, neve no inverno
Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul são os estados que formam a região Sul brasileira, famosa tanto pelas suas belezas naturais quanto pela rica cultura e tradições locais.
Durante o verão, as praias de Santa Catarina são um destino favorito das férias de muitos brasileiros e estrangeiros que se encantam com o mar e a beleza de cidades como Balneário Camboriú, Barra Velha e até Florianópolis, a capital brasileira com maior pontuação no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano, calculado pela ONU).
Além da natureza, as praias também se destacam pela infraestrutura e facilidade de acesso.
O turismo de inverno também é um dos destaques da Região Sul. Lá estão as poucas cidades em que neva no Brasil. São Joaquim e Urubici, nos planaltos de Santa Catarina, são famosas pela neve, assim como São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul.
No Paraná fica uma das principais atrações turísticas brasileiras: as majestosas Cataratas do Iguaçu, no Parque do Iguaçu. Patrimônio Natural da Humanidade, as cataratas são um sistema de 275 cachoeiras ao longo de 2,7 km do rio Iguaçu, com destaque para a chamada Garganta do Diabo, uma queda com 82 metros de altura, 150 de largura e 700 de comprimento. É uma vista inesquecível e impactante.
Além da natureza, o Sul do país também se destaca por sua cultura e gastronomia. O churrasco gaúcho e o chimarrão são uma tradição famosa, mas vale a pena apreciar também o barreado, feito com toucinho e tomate e comum no litoral do Paraná. Em Santa Catarina, a tainha na telha é obrigatória para quem adora peixes.
Região Norte: desbravando a selva amazônica
Juntos, todos os nove estados do Nordeste têm uma área aproximada à da Mongólia, que é o 18º maior país do mundo. Mas só o Amazonas, um dos sete estados do Norte, já tem um extensão territorial maior que a da Mongólia!
Somando as áreas dos sete estados nortistas, que são Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, chega-se ao total de 3.853.676,948 km². Isso tudo equivale a 45% do território nacional e a um território maior que o da Índia, que é o sétimo maior país do planeta.
Além de alguns pontos de cerrado e mangues, a vegetação predominante na região é a Floresta Amazônica, que equivale a mais de um terço das reservas florestais do mundo. E, como era de se esperar, o ecoturismo nessa região é muito forte — conhecer a Amazônia é uma experiência única.