Respostas
Resposta:
A Ginástica Olímpica é um conjunto de exercícios corporais sistematizados, aplicados com fins competitivos, em que se conjugam a força, a agilidade e a elasticidade. O termo ginástica origina-se do grego gymnádzein, que significa “treinar” e, em sentido literal, “exercitar-se nu”, a forma como os gregos praticavam os exercícios.
Vamos falar sobre: Trave de Equilíbrio
Presente apenas nas competições femininas, a trave de equilíbrio é um aparelho composto por uma trave de madeira revestida por couro, com 5m x 10cm, posicionada a uma altura de 1,25m do solo. A ginasta tem até 90s para apresentar sua série.
As séries iniciam com a entrada da ginasta no aparelho (que pode ser feita com a ajuda do trampolim). As séries devem incluir elementos acrobáticos e ginásticos, como pivots, saltos e equilíbrios. É importante que a ginasta execute ligações diretas entre elementos, variação de ritmo nos movimentos e elementos próximos e afastados do aparelho. A série deve conter, pelo menos, uma ligação acrobática de, no mínimo, dois elementos e as conexões diretas realizadas entre os elementos são bonificadas.
A trave de equilíbrio é considerada o aparelho mais difícil da competição feminina, devido ao tamanho reduzido da área de contato com o aparelho. Por isso, durante a execução das séries, as quedas e os desequilíbrios são falhas bastante comuns.