• Matéria: Psicologia
  • Autor: borgesgeo
  • Perguntado 6 anos atrás

Piaget (1977) revela que “o desenvolvimento moral na criança caracteriza-se por etapas, de acordo com as fases do desenvolvimento humano, e os jogos colaboram com o processo de moralidade” [...]. Isso acontece “por representar regras que, mesmo advindas de outras gerações, podem sofrer alterações de acordo com os combinados estipulados pelos jogadores” [...]. Ação essa “envolvendo, em cada jogada, questões que dizem respeito à justiça e honestidade, auxiliando no respeito e na aceitação das regras então estipuladas pelos jogadores”. Para Piaget, o desenvolvimento moral ocorre paralelamente ao desenvolvimento intelectual e está condicionado às possibilidades de cada estágio. ZAMPIN, I. C. O desenvolvimento moral segundo "Piaget". Revista Gestão Universitária, 24 dez. 2017. Disponível em: https://is.gd/djwLWL. Acesso em: 9 abr. 2019. O autor anteriormente citado afirma que o desenvolvimento moral ocorre paralelamente ao desenvolvimento intelectual e está condicionado às possibilidades de cada estágio. Piaget relata ainda a existência de três fases no desenvolvimento moral. Com base nisso, sobre as fases do desenvolvimento moral, analise as afirmações a seguir: I. As fases do desenvolvimento moral são a anomia, que vai até os 5 anos, na qual a criança segue as regras, mas não a compreende enquanto moral; a heteronomia, que ocorre em crianças até 9, 10 anos de idade, na qual a moral é vista como autoridade; a autonomia, período em que a criança já compreende as regras, é considerado o último estágio do desenvolvimento. II. As fases do desenvolvimento moral são fase oral: ocorre no primeiro ano de vida, quando os bebês sentem prazer principalmente em suas bocas, visto que as atividades prazerosas concentram-se em torno da alimentação, comendo, sugando. Fase anal: Freud acreditava que, durante o segundo e o terceiro ano de vida, o prazer está orientado principalmente na região anal, inicialmente por expelir as fezes e posteriormente por retê-las. Fase fálica: entre três e cinco anos, a criança descobre os órgãos genitais e descobre que eles proporcionam prazer, por meio da masturbação (autoerotismo), acompanhada de fantasias. III. As fases do desenvolvimento moral são fase de latência: após a fase fálica, surge um período de latência, entendido como um declínio da sexualidade. Fase genital: inicia-se com a puberdade, os interesses sexuais são novamente despertados, compreende a fase da adolescência e idade adulta até a senilidade. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: III, apenas. Alternativa 3: I e II, apenas. Alternativa 4: II e III, apenas. Alternativa 5: I, II e III. Questão 9 de 10


dirlandaroque: Resposta na pag.89 no segundo paragrafo. Alternativa 1 é a correta.

Respostas

respondido por: LaizaConfete12
14

O autor relata a existência de três fases no desenvolvimento moral: a anomia, que vai até os 5 anos, na qual a criança segue as regras, mas não a compreende enquanto moral; a heteronomia, que ocorre em crianças até 9, 10 anos de idade, na qual a moral é vista como autoridade; a autonomia, período em que a criança já compreende as regras, é considerada o último estágio do desenvolvimento.

Alternativa I

respondido por: larissamagrani
3

As fases do desenvolvimento intelectual para Piaget são quatro e apresentam as seguintes características: ALTERNATIVA 1.

Período Sensório-Motor: neste período, a criança tem de 0 a 2 anos e elas não possuem conhecimento dos objetos que estão ao redor e se comunicam por meio de impressões e sentidos. Elas se guiam, apenas, pela força motora e sensível.

Período pré-operatório: fase das crianças de 2 a 7 anos. Neste período, as crianças apresentam contato com a linguagem e se relacionam com a sociedade. A partir desse período, as crianças conseguem representam aquilo que veem, conhecem aquilo que fora experienciado com os sentidos e conseguem exteriorizar, na fala, o que desejam e, assim, já conseguem se comunicar com os sujeitos.

Período das operações concretas: Idade - 7 a 11 ou 12 anos. Nesta fase, a criança não mais cria representações, mas já consegue pensar de modo lógico e organizacional. Assim, cria sentimentos e afetividade com amigos e com seus familiares.

Período das operações formais: de 12 anos em diante. Neste último estágio, o adolescente consegue aplicar seus conhecimentos em nível ético e moral, pensando nas consequências de seus atos e se vendo como sujeito livre e ativo. Assim, suas funções imagéticas já estão desenvolvidas e suas ações, aprimoradas.

Link: brainly.com.br/tarefa/24431746

Anexos:
Perguntas similares