Explique, detalhadamente, a transição do artesanato à indústria moderna. Em seguida, cite e explique os aspectos sociais, econômicos e ambientais/energéticos da indústria moderna que, de acordo com os estudos realizados em Geografia, encontra-se baseada na produção em série, na mecanização e produtividade em larga escala.
Respostas
Resposta:
Transição do artesanato à indústria moderna:
O artesanato
O artesanato é a forma mais simples da produção industrial quando o artesão na Idade Média tinha todo o processo de produção sob seu controle ele poderia retirar matéria-prima, depois tratá-la e, ultimamente fazer o seu produto.
Neste período o artesão também era chamado de mestre de ofício e muitas vezes ele contratava os aprendizes de ofício como se fosse "os estagiários" e na maioria dos casos, o artesão empregava a força de trabalho da sua própria família.
A manufatura
A manufatura constituiu justamente, logo após o período do artesanato, pelo aumento da produção, na época as grandes navegações.Os produtos obtidos no período da manufatura permitiu o grande desenvolvimento empregando novas técnicas na manufatura como uma linha de produção o artesão não tinha o controle de todo o processo produtivo, pois cada trabalhador ficava responsável por uma etapa como se fosse uma linha de montagem, Exemplo: uns fiavam, outros teciam, outros faziam o acabamento enquanto outros embalavam. Na manufatura foi empregado muita mão de obra, mas as ferramentas passaram a ter muita importância com novas tecnologias aumentou muito a produção. Pode-se dizer que a manufatura é a fase intermediária entre o artesanato e a indústria clássica.
A indústria
1. A primeira revolução industrial ocorreu no Reino Unido no final do século XVIII. A indústria clássica caracteriza-se, principalmente, pelo conjunto de atividades que visa a transformação da matéria-prima e mercadorias para o consumo e vai desde a empresa pequena até grandes parques industriais.
O destaque para o surgimento da Indústria, como conhecemos está ligado a invenção do tear mecânico e máquina a vapor (movida pela queima de carvão mineral).
2. A segunda revolução industrial iniciou-se nos Estados Unidos, por volta do ano de 1960, com base organização dos trabalhadores e na padronização das peças e ferramentas conhecida como taylorismo. Esse novo modo de produção em série também foi chamado de sistema fordista (filme Tempos Modernos). Nessa fase da revolução industrial ocorreram mudanças significativas entre elas podemos citar a substituição do carvão pelo petróleo e energia elétrica. Grandes invenções ocorreram: locomotiva a vapor, automóvel e telefone e por último o surgimento de uma nova Sociedade do consumo (consumismo).
3.Já a terceira revolução industrial ocorreu em várias partes do mundo ao mesmo tempo, principalmente na Europa, Estados Unidos da América e Japão, por volta de 1970. E, esse sistema também pode ser conhecido como o toyotismo baseado na demanda sem grandes depósitos de matéria-prima e produtos acabados.
Acho que está certo, bons estudos!