9. Diferencie: a) Fruto seco de Fruto carnoso: b) Fruto baga de Fruto drupa: c) Fruto Deiscente de Fruto indeiscente: d) Pseudofruto de Fruto partenocarpio: e) Flor e Inflorescência: f) Espinho e Acúleo: g) Folha e Folíolo: h) Floema e Xilema: i) Coifa e Gema Terminal: j) Soros e Cápsula:
Respostas
9. Diferencie:
a) Fruto seco de Fruto carnoso: O fruto seco apresentam seu pericarpo seco e alguns podem se abrir espontaneamente quando as sementes estão maduras. Os frutos carnosos são aqueles que possuem pericarpo suculento, e são classificados em baga e drupa.
b) Fruto baga de Fruto drupa: Baga: São frutos que apresentam de uma a muitas sementes. Drupa: São frutos que apresentam caroço e, na maioria das vezes, apenas uma semente.
c) Fruto Deiscente de Fruto indeiscente: Os frutos deiscentes são aqueles que se abrem para liberar sementes, e os indeiscentes são aqueles em que as sementes permanecem no interior do fruto.
d) Pseudofruto de Fruto partenocarpio: Nos pseudofrutos, a porção comestível não corresponde ao ovário desenvolvido. Partenocárpico, corresponde ao ovário desenvolvido sem fecundação, logo, sem sementes.
e) Flor e Inflorescência: inflorescência é a parte da planta onde se localizam as flores. Flor: a parte mais nobre, mais distinta do conjunto
f) Espinho e Acúleo: Na prática, podemos diferenciar o acúleo de um espinho tentando destacá-lo de uma planta. Os acúleos tendem a sair facilmente, enquanto os espinhos são de difícil remoção.
g) Folha e Folíolo: As folhas simples são aquelas em que o limbo não é dividido. As folhas compostas, por sua vez, apresentam o limbo dividido em pequenas porções chamadas de folíolos. Cada folíolo pode ter ainda um pequeno pecíolo, que, nesse caso, é chamado de peciólulo.
h) Floema e Xilema: A principal diferença entre esses vasos condutores é que o xilema transporta a água (seiva bruta) e o floema conduz substâncias orgânicas (seiva elaborada).
i) Coifa e Gema Terminal: As gemas são regiões do caule onde se encontram os tecidos meristemáticos. A gema apical (ou terminal) se localiza no ápice do vegetal e tem como principal função gerar o crescimento vertical dos vegetais. Órgão em forma de cone encontrado no fim da raiz e que tem como função proteger o caliptrogénio, ou seja, o meristema apical da raiz. É o revestimento protetor da estrutura meristemática da ponta da raiz, em forma de dedal.
j) Soros e Cápsula: não sei