• Matéria: Filosofia
  • Autor: laurabritto79
  • Perguntado 6 anos atrás

A PATRÍSTICA: AGOSTINHO

Agostinho foi um filósofo cristão (católico), sendo o mais destacado pensador da PATRÍSTICA, denominação dada à FILOSOFIA DO INÍCIO DA IDADE MÉDIA, majoritariamente desenvolvida por padres e teólogos da Igreja, os quais eram chamados de “Pais da Igreja”. A Patrística e principalmente o filósofo Agostinho, recebeu forte influência do platonismo (Platão).
Como pensador cristão, Agostinho sustentou que essencialmente somente DEUS É SER (único e verdadeiro ser) e o CRIADOR de tudo que existe.
Considerando o entendimento de AGOSTINHO sobre DEUS e sobre O SER (DESUS) e os demais seres, ou seja, sobre tudo que foi criado por Deus, alguém indagou o filósofo fazendo o seguinte raciocínio: “Deus criou tudo, ou seja, tudo o que existe é resultado da criação divina. O PECADO é algo que existe. Então, seria correto afirmar que DEUS CRIOU O PECADO?”
A resposta dada por Agostinho a essa questão (pergunta) está resumida no esquema que segue no anexo:


Segundo o esquema ( do anexo), podemos deduzir que para Agostinho o mal não se origina em Deus, pois é resultado do livre-arbítrio humano, ou seja, da liberdade humana que, por sua vez, é resultado da ação da razão humana.
Considerando O RACIOCÍNIO ACIMA, coloca-se a seguinte

QUESTÃO (PERGUNTA):
ADMITINDO QUE DEUS NÃO CRIOU O MAL (SEGUNDO AGOSTINHO), E QUE ESTE É RESULTADO DO LIVRE-ARBÍTRIO, QUE, POR SUA VEZ, SÓ É POSSIVEL DEVIDO AO USO DA RAZÃO PELO HOMEM, ENTÃO É CORRETO AFIRMAR QUE DEUS CRIOU O HOMEM IRRACIONAL (SEM RAZÃO)?

Respostas

respondido por: kakaushow377
0

Resposta:

Segundo o esquema ( do anexo), podemos deduzir que para Agostinho o mal não se origina em Deus, pois é resultado do livre-arbítrio humano, ou seja, da liberdade humana que, por sua vez, é resultado da ação da razão humana.7

Perguntas similares