(UEL-PR) No poema Morte e vida severina, podem-se reconhecer as seguintes características da poesia de João Cabral de Melo Neto: * a) sátira aos coronéis do Nordeste e versos inflamados. b) Influência concretista e temática urbana. c) memorialismo nostálgico e estilo oral. d) personagens da seca e regionalismo crítico-social e) descrição da paisagem e intenso romantismo.
Respostas
Resposta:
d
Explicação:
Severino se depara com a morte muitas vezes. Da primeira vez o defunto é carregado numa rede por outros homens. O falecido morreu de morte matada em uma emboscada provocada por alguém que queria ficar com as suas terras.
No poema "Morte e Vida Severina", de João Cabral de Melo Neto, fala-se sobre o tema do regionalismo e do cenário nordestino do Brasil (D).
João Cabral de Melo Neto, autor brasileiro, faz parte do Movimento Regionalista Brasileiro.
A partir da década de 1930, a literatura brasileira passou por uma metamorfose: o tema dos escritores brasileiros se tornou a problemática do país.
Com um certo pessimismo nas análises da nação e, ao mesmo tempo, evidenciando as mazelas sociais, como: a fome, a desigualdade social e a injustiça, escritores como Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz e João Cabral de Melo Neto iniciaram seu percurso literário.
Nesse sentido, o enredo dos poemas, das crônicas, do cinema e da prosa fixou-se no regionalismo, deixando de lado a evidência da cultura europeia no Brasil, a fim de ascender a cultura nacional.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/23116653