Respostas
Judô e Jiu-Jitsu
Com o crescimento no número de academias de artes marciais, muito por conta da explosão do MMA no mundo todo, é cada vez mais comum que praticantes de uma arte marcial queiram começar a praticar outra.
Duas delas são bem parecidas, e costumam ser praticadas em conjunto para melhorar o nível dos atletas em ambas. Estamos falando do Judô e do Jiu-Jitsu.
Mas, apesar de estarem ligadas desde o princípio, essas duas artes marciais têm diferenças bem destacadas uma da outra, principalmente nos golpes.
Os golpes do Judô são voltados para buscar o ippon, que dá a vitória na luta. Por isso, os golpessão focados em projeções, para lançar o adversário ao chão, de preferência com os dois ombros tocando o chão, para garantir a vitória. No chão, as finalizações permitidas são apenas o estrangulamento e a chave de braço, além das imobilizações.
Já os golpes do Jiu-Jitsu têm como principal foco a imobilização e o estrangulamento,para finalizar o oponente. Apesar de começar em pé, como no judô, o jiu-jitsu é mais desenvolvido no chão, e permite mais golpes de imobilização e estrangulamento, o que gera mais finalizações.
As duas artes marciais se complementam e são indicadas para os lutadores de ambas.Quem pratica o Judô e passa a treinar o Jiu-Jitsu, aprende boas técnicas de solo, que podem fazer toda a diferença contra o adversário “judô puro”. Já o lutador de Jiu-Jitsu que treina Judô ganha em reflexos apurados, mais agressividade e para melhorar o desempenho em pé.