Pucpr 2017) Hans Jonas, na obra O Princípio Responsabilidade, afirma que “sob o signo da tecnologia, a ética tem a ver com ações de um alcance causal que carece de precedentes (...); tudo isso coloca a responsabilidade no centro da ética)”
(JONAS, 1995, p.16-17).
1. A esse respeito, podemos considerar que Jonas compreende o “princípio responsabilidade” como um princípio: *
1 ponto
a) hipotético, que é válido exclusivamente para pensarmos as ações humanas.
b) relativista, porque considera cada indivíduo responsável apenas pela sua própria conduta.
c) que não é voltado exclusivamente para a ética humana, mas que baliza a conduta humana sobre a natureza em geral.
d) ético, voltado exclusivamente para a conduta humana presente.
Respostas
A alternativa correta é a letra (C).
Letra C: que não é voltado exclusivamente para a ética humana, mas que baliza a conduta humana sobre a natureza em geral.
Hans Jonas quis dizer que a ação responsável gera benefícios para toda a coletividade, e não apenas para um indivíduo. Desse modo, a aplicação ética deve ocorrer de forma a orientar o comportamento para aquilo que é aceitável aos olhos de toda a coletividade de pessoas.
Desse modo e, independentemente da área de pesquisa, a conduta humana deve ser pautada na preservação da vida e conhecimento sobre as consequências das ações realizadas.
Mantenha-se fiel aos seus objetivos de vida!
Jonas compreende o “princípio responsabilidade” como um princípio:
C) que não é voltado exclusivamente para a ética humana, mas que baliza a conduta humana sobre a natureza em geral.
A responsabilidade em si não é um valor virtuoso, não se refere a ética, mas é uma conduta humana sobre a natureza em geral, sobre a sua função e os seus deveres com as pessoas, o meio ambiente e com as demais coisas.
Ser responsável é cumprir com as suas obrigações, chegar no horário, não causar danos ao que não é seu, cumprir com as suas obrigações morais e não afetar a vida de terceiros.
Responsabilidade está logo abaixo dos valores da virtude, já que ainda não são valores virtuosos como o ser justo e ser correto, independentemente dos olhos de terceiros.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/18569732