Denomina-se “série triboelétrica” uma sequência ordenada de substâncias de modo que cada substância ao ser atritada com qualquer outra que a sucede adquire carga elétrica positiva e quando atritada com qualquer outra que a antecede, adquire carga elétrica negativa.Exemplo de uma série triboelétrica com algumas substâncias:... vidro, mica, lã, pele de coelho, seda, algodão, ebonite, cobre,enxofre...Atrita-se uma barra de vidro com um pano de lã, inicialmente neutros. Depois, coloca-se o pano de lã em contato com uma bolinha de isopor, também neutra, suspensa por um fio isolante. A seguir, aproxima-se a bolinha de isopor de outra bolinha idêntica, eletrizada e também suspensa por um fio isolante. Observa-se que entre as esferas ocorre repulsão. Pode-se afirmar que: *
A) A barra de vidro adquire, depois do atrito, carga elétrica negativa;
B} O pano de lã se eletriza positivamente;
C} A segunda esfera de isopor está eletrizada negativamente;
D} A segunda esfera de isopor está eletrizada positivamente
camperaluana:
tira essa foto de perfil pq vc não é um lixo
Respostas
respondido por:
9
Letra d, pois de acordo com o contexto a “outra q sucede adquire carga elétrica positiva “
respondido por:
2
Alternativa C. Com a repulsão das esferas pode-se afirmar que a segunda esfera de isopor está eletrizada negativamente.
A série triboelétrica
Ao analisar a série triboelétrica temos que quando se atrita uma barra de vidro com a lã, a lã fica eletrizada negativamente.
Acontece que de acordo com a série triboelétrica, acontece também que o contato do isopor com a lã as esferas ficam com cargas iguais, e por isso se repelem, logo as caras possuem sinais iguais e a segunda negativamente eletrizada.
Logo, a série triboelétrica será aquela que os materiais são eletrizados com cargas diferentes, podem de maneira que podem atrair (cargas diferentes) ou repelir (cargas semelhantes).
Estude mais sobre a série triboelétrica em:
https://brainly.com.br/tarefa/6363475
#SPJ2
Anexos:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás