• Matéria: Geografia
  • Autor: belohe5020
  • Perguntado 6 anos atrás

Fale sobre a Mata dos Pinhais ou Mata com Araucárias. *

Respostas

respondido por: geraldoonofred29
6

Resposta:

Também conhecida como Mata dos Pinhais ou Floresta Ombrófila Mista, a Floresta com Araucária é um tipo de ecossistema em que há o predomínio das árvores chamadas de Pinheiro-do-Paraná, ou Araucária. Essa espécie possui características que permitem sua sobrevivência em climas com muita chuva e temperaturas baixas. Dividem terreno com diversas outras espécies animais e vegetais, entre elas a erva-mate que, além de ser parte constituinte da flora nativa, portanto de grande importância biológica, é muito importante para a economia nacional.

Este ecossistema está presente, predominantemente, na região sul do Brasil, especialmente nos estados de Santa Catarina e Paraná, começando no primeiro planalto, a oeste da Serra do Mar, seguindo pelos segundo e terceiro planaltos do estado do Paraná, estendendo-se, em menores proporções, para São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A araucária é a árvore símbolo do Paraná, devido a sua exuberância e por ter ocupado mais da metade do estado no passado.

Além do imponente Pinheiro-do-Paraná, encontramos nesta floresta, uma enorme diversidade vegetal, como: xaxins, pinheiros-bravo, cedros-rosa, ipês, canelas, imbuias, jabuticabas, tarumãs, taquaras, bromélias, goiabeiras, erva-mate, entre outras. Atualmente a Araucária encontra-se na lista da flora ameaçadas de extinção. Desde 1890 a extração das Araucárias e a devastação da Floresta Ombrófila Mista no Paraná vem se intensificando, e como resultado, nos dias de hoje, resta apenas 1% da porção original desse ecossistema.

A Floresta com Araucária é caracterizada pelo clima subtropical, indicando amplitude térmica elevada, portanto, as estações do ano são relativamente bem definidas: os invernos são frios, com geadas frequentes, e os verões quentes apresentam temperaturas mais elevadas

Explicação:

respondido por: Butterfly789
0

Mata dos Pinhais

Sua devastação deve-se à intensa exploração de madeira para construção de casas, postes, móveis, e ainda ao avanço da agricultura e a pecuária

Perguntas similares