Respostas
Resposta:
1 – CAPACIDADE DE AFINAÇÃO
Embora não precisem ser afinados para serem usados (como os instrumentos de corda), os instrumentos podem ter afinação (altura determinada) ou não (altura indeterminada).
Os instrumentos de altura determinada são aqueles que suas vibrações seguem uma série harmônica. Assim, a afinação das notas são perceptíveis aos nossos ouvidos. Esses têm uma função melódica e, justamente, harmônica. Alguns exemplos são:
xilofone;
tímpano;
berimbau (mesmo que limitadamente).
A altura indeterminada diz respeito àqueles instrumentos sem afinação, que tem como função apenas dar ritmo à música. A altura das notas não pode ser determinada porque não há uma escala sonora variada: geram apenas um som ou uma pequena variação. São mais percebidos pelos ouvidos como batidas ou ruídos. São exemplos práticos desses instrumentos:
tambores;
triângulo;
castanholas.
Tipos de instrumentos de percussão
2 – MODO DE EXECUÇÃO DO SOM
O modo de executar o som em cada um dos instrumentos tem três variações e são bastante lógicos e fáceis de entender: percussão (ou seja, impacto propriamente dito), agitação ou atrito.
Percussão ou impacto: a maioria dos instrumentos se encaixa nessa classificação. O impacto pode ser feito com as próprias mãos ou com o auxílio de baquetas, martelos (aqui, pode acontecer de teclas serem responsáveis por gerarem a batida do martelo) e até com o próprio instrumento. Bons exemplos são a bateria e o cajón.
Tipos de instrumentos de percussão