1. Assim como Abraão, Moisés assumiu uma posição de liderança frente ao seu povo. Qual foi o feito de Moisés que lhe permitiu ser exemplo de líder e homem de fé? 2. Moisés recebeu o que no monte Sinai? 3. Por qual motivo Moisés não entrou na terra prometida? 4. Na sua opinião, qual a importância da história de Moisés? Explique.
Respostas
Resposta:
1:Moisés pode ser apontado como o grande legislador do povo hebreu, um gênio militar, um grande líder; sem dúvida um dos maiores da história mundial. Ao observar o comportamento de Moisés quando Deus o convocava para liderar alguma situação difícil ou impossível aos olhos humanos, Moisés hesitava, mas depois obedecia; pois ele entendia a supremacia divina de Deus.
2:Lhe deu as Tábuas dos Dez Mandamentos
3:-Ao invés de falar á rocha ele a feriu
-Moisés quebrou as tabuas da lei
-Pedir que Deus riscasse o seu nome do livro.
4:Com esse personagem articulador, Freud elabora sua teoria da tradição e da transmissão, afirmando e forjando seu edifício conceitual, sobre os fenômenos sociais, em analogia com suas observações das psicanálises (individuais) que conduziu. Cotejando a versão freudiana, a versão exegética (Sellin, 1922, citado em Freud, 1939/2004), e a versão da Torá desse legislador, e tomando contradições e inconsistências pululantes na jornada do grande profeta, o artigo procura mostrar como desse personagem e de seu acontecer-histórico (die Geschichte) se derivam importantes consequências para a história primordial (die Urgeschichte) da cultura, dos monoteísmos e da própria clínica da subjetividade.
Resposta:
A) Moisés, Afronta o faraó para a libertação do povo hebreu,que era escravo do Egito.
B) No monte sinai Moisés recebe as tabuas da lei
C) Deus perdoou o pecado do povo e também o pecado de Moisés, mas a conseqüência do seu pecado, ele teve que assumir, por isso ele não entra na terra de Canaã.
A História de Moisés, tem uma relevância muito importante, porque quando lemos es escrituras, ou até mesmo lemos a história de moisés, percebemos que ele foi um personagem importante, não só de obediência, mas de coragem, pois na história vemos o ato de afrontar o faraó, demostra a importância que era dado ao ser humano.