qual a importância dos holandeses para o processo de urbanização de Recife???
por favor me ajudem (◕ᴗ◕✿)
Respostas
Resposta:
Os holandeses desembarcaram em 1630 em Pernambuco, ao norte de Olinda,em uma praia,hoje conhecida pelo nome de pau amarelo.daí chegaram pelas margens do mar até Olinda,depois ao Recife.
a presença holandesa no nordeste,durante 24anos,principalmente no Recife sede de dominio,nos deixou uma contribuição cultural importante para os dois lados do oceano,Brasil e Europa.
Resposta:
Dos prédios que compõem o centro histórico do Recife hoje, nenhum foi originalmente construído no período de domínio holandês. A herança urbanística aparece apenas no traçados de ruas, na inspiração arquitetônica de prédios estreitos, além da disposição das edificações. Os imóveis compridos e estreitos da Rua Imperador Dom Pedro Segundo, no bairro de Santo Antônio, são um exemplo desse legado.
Ao todo, foram 2.666 dias sob o comando de Nassau, o grande responsável pela afetividade que permaneceu nos pernambucanos em relação aos holandeses, que ainda ficaram mais dez anos depois da saída do conde de Pernambuco. A expulsão só aconteceu em 1654. Nassau chegou a comandar uma área de aproximadamente 1,5 mil quiolômetros na costa brasileira, que ia do Sergipe ao Maranhão.
De acordo com a historiadora Eliane Nascimento, autora da tese Olinda: uma leitura histórica e psicanalítica da memória sobre a cidade, Nassau escolheu o Recife como sede de seu governo por achar Olinda, pelas características topográficas, mais difícil para defesa e fortificação. “Destaca-se ainda o fato de o Recife ser cortada por rios e à beira-mar, muito mais próxima das características das terras e cidades holandesas”, pontua a pesquisadora da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
dscp c falto algo