como a família real veio para o brasil
Respostas
A França, que tinha como imperador Napoleão Bonaparte, estava em plena expansão teritorial e via na Inglaterra seu principal inimigo, haja vista que essa era contra toda essa expansão. Então, o Império Francês decretou o Bloqueio Continental em 1806, em que Napoleão determinava que todos países europeus deveriam fechar seus portos para o comércio com a Inglaterra, a fim de enfraquecer suas exportações e causar uma crise industrial.
No entanto, Portugal não podia aderir a esse bloqueio, pois nessa época a Inglaterra era o principal país que comercializava com ele e a economia portuguesa era completamente dependente da inglesa (prova disso é o tratado de Panos&Vinhos entre Portugal e Inglaterra, em que Portugal vendia vinhos à Inglaterra e essa, por sua vez, vendia sedas, linho, etc...que será que lucrava mais? Por esse motivo que o ouro brasileiro foi pararpraticamente todo, nos cofres britânicos), por isso, o rei de Portugal "furou" o bloqueio e comercializou com a Inglaterra.
Insatisfeito com a decisão portuguesa, o exército francês começou a dirigir-se a Portugal para invadi-la.
Numa jogada estratégica, e sabendo que o Brasil era considerado, na época, a pé**** da coroa portuguesa, a Família Real portuguesa, incluindo o príncipe-regente D. João VI, fugiu para o Brasil, instalando e operando o governo português diretamente do Rio de Janeiro, em 1808.
Espero ter te ajudado e desculpe os erros, pois meu teclado não está muito . beijos
POR QUE A FAMÍLIA REAL VEIO PARA O BRASIL?
Em 1806, Napoleão Bonaparte decretou o bloqueio continental determinando que os países europeus fechassem os portos para os navios da Inglaterra.
Enquanto isso, negociou secretamente o Tratado de Fontainebleau (1807) com os espanhóis que permitiria os franceses atravessar a Espanha para invadir Portugal. Em troca, o reino espanhol poderia se apoderar de um pedaço do território português.
Portugal não aderiu ao bloqueio continental devido à longa aliança política e comercial com os ingleses e, por este motivo, Napoleão ordenou a conquista, ocorrida em novembro de 1807.
Antes disso, em 22 de outubro de 1807, o príncipe regente D. João e o rei da Inglaterra Jorge III (1738-1820) assinaram uma convenção secreta que transferia a sede monárquica de Portugal para o Brasil.
Neste mesmo documento, ficava estabelecido que as tropas britânicas se instalariam na lha da Madeira temporariamente. Por sua parte, o governo português comprometeu-se em assinar um tratado comercial com a Inglaterra após fixar-se no Brasil.
O príncipe regente, Dom João, determinou que toda a família real seria transferida para o Brasil. Também viajariam os ministros e empregados, totalizando 15,7 mil pessoas que representavam 2% da população portuguesa.