O humanista Erasmo de Rotterdam (1466-1536) escreveu sobre algumas práticas da Igreja católica: Que diria Jerônimo se pudesse ver o leite da Virgem exibido por dinheiro, recebendo tanta veneração quanto o corpo consagrado de Cristo; os óleos milagrosos; os fragmentos da verdadeira cruz, suficientes, se fossem reunidos, para fabricar um grande navio? Aqui temos o capuz de São Francisco, ali a saia de Nossa Senhora, ou o pente de Santa Ana... não apresentados como auxiliares inocentes da religião, e sim como a substância própria da religião – e tudo pela avareza dos padres e hipocrisia dos monges que brincam com a credulidade do povo. Qual era o posicionamento de Erasmo de Rotterdam sobre essa prática? Copie do texto um fragmento em que esse ponto de vista fica evidente. PRECISO URGENTEMENTE!!!
Respostas
respondido por:
5
Oi!
Desidério Erasmo (1467-1536), mais conhecido pelo nome de Erasmo de Roterdã ou apenas Roterdã foi um holandês teólogo e pregador do evangelismo filosófico, que escreveu ''Colóquios e Antibárbaros'', uma das mais importantes obras escolásticas que critica a exaltação da Antiguidade clássica.
Traduziu o Novo testamento com a ajuda de seu amigo Thomas More, denunciando vida na igreja como sendo uma vida afastada da fé e que os cristãos, a estrutura da igreja e da vida monástica devem tomar por exemplo os ensinamento de Cristo.
respondido por:
4
Resposta:
a) O comércio de relíquias religiosas pelos membros do clero.
b) Simonia, "os óleos milagrosos; os fragmentos da verdadeira cruz, suficientes, se fossem reunidos, para fabricar um grande navio?"
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás