Silvia Lane e Wanderlei Codo (1984) contribuíram para que ocorresse uma revolução na psicologia brasileira. Os dois autores priorizavam a consciência crítica, o trabalho coletivo, a atenção permanente e comprometida com as urgências e necessidades da população. Eles afirmam que toda a psicologia é social, ou pelo menos deveria ser. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Não é possível pensar o sujeito fora de suas relações com o outro, isto é, não há como negar a natureza histórico-social do ser humano. ( ) A obra do psicólogo social norte-americano Max Stirner dá ênfase no indivíduo, argumentando que cada um é seu próprio mestre. Postula que todos os indivíduos se concentram em seus interesses pessoais, pois todo o discurso que prioriza o coletivo, na realidade, só serve para que uma minoria de indivíduos egoístas se beneficie do trabalho da maioria da população. ( ) A constatação da impossibilidade de estudar o homem como um ser isolado levou ao desenvolvimento de teorias e práticas a respeito da influência dos fatores sociais sobre os processos de pensamento, memória, percepção e motivação. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: LANE, Silvia T. M; CODO, Wanderley. (orgs.) Psicologia social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense, 1984. a) V - V - F. b) F - V - F. c) V - F - V. d) F - F - V.
Respostas
Resposta: (V ) Não é possível pensar o sujeito fora de suas relações com o outro, isto é, não há como negar a natureza histórico-social do ser humano.
( F) A obra do psicólogo social norte-americano Max Stirner dá ênfase no indivíduo, argumentando que cada um é seu próprio mestre. Postula que todos os indivíduos se concentram em seus interesses pessoais, pois todo o discurso que prioriza o coletivo, na realidade, só serve para que uma minoria de indivíduos egoístas se beneficie do trabalho da maioria da população.
(V ) A constatação da impossibilidade de estudar o homem como um ser isolado levou ao desenvolvimento de teorias e práticas a respeito da influência dos fatores sociais sobre os processos de pensamento, memória, percepção e motivação.
c) V F V
Explicação:Tinha na minha prova.
A alternativa que apresenta a sequência CORRETA quanto à classificação das afirmativas sobre o pressuposto de que toda psicologia é social é a letra C) V - F - V.
( V ) Não é possível pensar o sujeito fora de suas relações com o outro, isto é, não há como negar a natureza histórico-social do ser humano. - A afirmativa é VERDADEIRA, uma vez que o ser humano é caracterizado como um ser social, isso é, necessariamente ele se comunica e compartilha suas experiências com outros indivíduos.
( F ) A obra do psicólogo social norte-americano Max Stirner dá ênfase no indivíduo, argumentando que cada um é seu próprio mestre. Postula que todos os indivíduos se concentram em seus interesses pessoais, pois todo o discurso que prioriza o coletivo, na realidade, só serve para que uma minoria de indivíduos egoístas se beneficie do trabalho da maioria da população. - A afirmativa é FALSA, visto que o psicólogo social norte-americano Max Stirner indica que os seres humanos teriam a coletividade como único meio de transformar as questões de existência, mas que existem os indivíduos egoístas que se beneficiam com a utilização desse discurso.
( V ) A constatação da impossibilidade de estudar o homem como um ser isolado levou ao desenvolvimento de teorias e práticas a respeito da influência dos fatores sociais sobre os processos de pensamento, memória, percepção e motivação. - A afirmativa é VERDADEIRA, dado que como não era possível estudar o ser humano como ser isolado, surgiram várias teorias e práticas no que se refere à influência dos fatores sociais sobre aspectos individuais.
Leia sobre questão relacionada a Max Stirner em:
https://brainly.com.br/tarefa/9906030