• Matéria: Biologia
  • Autor: damonsalvatoremtt
  • Perguntado 6 anos atrás

Um cariótipo corresponde ao número, às formas e aos tipos de cromossomos em uma célula; consiste na montagem fotográfica, em sequência, de cada um dos tipos cromossômicos. Um cariótipo serve, também, para se estabelecer o padrão cromossômico normal de uma espécie, assim como por meio da análise dos cariótipos os geneticistas detectam anomalias. A partir da análise do cariótipo a seguir, e, em relação a esse estudo, é correto afirmar que esse cariótipo * (A)pertence a uma mulher com Síndrome de Down. (B)é normal, pois revela mais de duas guarnições cromossômicas nos autossomos e nos alossomos. (C)apresenta a possibilidade de formar zigotos triploides (3n), não viáveis, tratando-se de um caso de poliploidia. (D)é a causa da não disjunção, isto é, fenômeno em que os cromossomos não se segregam na interfase da mitose.

Anexos:

Respostas

respondido por: Xudrunsk
5
Resposta: alternativa C.

Se você observar, todos os cromossomos estão em dose tripla, ou seja, são triploides. Esse tipo de situação é incompatível com a vida, não sendo viáveis. Quando isso ocorre, formando ploidias maiores do que 2n, chamamos de poliploidia.

A A está errada porque a Síndrome de Down é a trissomia apenas do cromossomo 21, e no cariótipo a trissomia é de TODOS os cromossomos.
A B está errada porque o normal é 2n, há um par de cromossomos homólogos (um vindo do pai e outro da mãe)
A D está errada porque se fosse uma disjunção, não seria 3n, e sim, 4n, porque o material genético na interfase duplica-se, ou seja, 2 x 2n = 4n

Bons estudos!!!!

damonsalvatoremtt: obg
Perguntas similares