• Matéria: Química
  • Autor: DanieliFerreiraR
  • Perguntado 6 anos atrás

prêmio nobel de química 2019:
o tem deste prêmio
quem ganhou
qual a contribuição disso nas nossas vidas
seja objetivo e claro​

Respostas

respondido por: KelMerone
3

Resposta:

Nobel de Química 2019 vai para trio:

*John B. Goodenough

*M. Stanley Whittingham

*Akira Yoshino

Explicação:

Eles desenvolveram um projeto com baterias usadas: Fizeram baterias de íon de lítio.

"Em uma bateria ou pilha do tipo AA, por exemplo, existem dois polos, chamados de eletrodos: o ânodo (o polo negativo) e o cátodo (polo positivo). Esses eletrodos são separados, tipicamente, por meios líquidos ou pastosos que contêm eletrólitos e podem acomodar cargas - os íons.

Os eletrodos são separados por uma barreira que impede que eles encostem um no outro - se isso acontecesse, haveria um curto-circuito.

John Goodenough previu que o cátodo poderia ter ainda mais potencial se fosse feito usando um óxido de metal em vez de um sulfeto. Depois de muitas buscas, ele demonstrou, em 1980, que o óxido de cobalto, intercalado com íons de lítio, poderia produzir até quatro volts de potencial. Isso foi um achado importante que levou a baterias bem mais poderosas.

Usando o cátodo de Goodenough como base, o japonês Akira Yoshino criou a primeira bateria de íons de lítio comercialmente viável em 1985. Em vez de usar o lítio reativo no ânodo, ele usou um material feito de carbono, o coque de petróleo, que também conseguia armazenar os íons de lítio.

O resultado foi uma bateria leve e resistente que podia ser carregada centenas de vezes antes que seu rendimento começasse a se deteriorar. A vantagem das baterias de íons de lítio é que elas não são baseadas em reações químicas que destroem os eletrodos - mas no fato de os íons de lítio irem e voltarem entre o ânodo e o cátodo.

Espero ter ajudado, se sim marca a melhor resposta!

Origem de pesquisa: G1

Perguntas similares