Respostas
Resposta:
Os primeiros professores de música no Brasil foram os padres jesuítas, responsáveis pela catequese dos indígenas, a partir de 1549.No sul do brasil os Jesuítas construíram as Missões, que era um projeto que além de levar cultura aos índios, também os ensinavam a religião católica.
Ao longo do tempo a ligação com outras culturas de outros países além da metrópole portuguesa, trouxeram vários elementos musicais, que se tornariam impotantes, como as óperas italiana e francesa, e as danças típicas.
Até o século 18 a maior parte da música erudita era praticada apenas na Bahia e Pernambuco, mas no final do século, essa grande fusão de diversos elementos metódicos e ritmos africanos que deram ínicio a música popular.
A partir do século 17, formaram as irmandades de músicos, algumas algumas integradas somente por negros e mulatos, e passaram a monopolizar a escrita e execução da música em boa parte do Brasil.
Origens
Os primeiros exemplos de música popular no Brasil datam do século 17, como o lundu, uma dança africana que chegou ao Brasil diretamente com os escravos vindos da Angola.
Mais tarde o lundu, que no início não era cantado, evoluiu assumindo um caráter de canção urbana e se tornando popular como dança de salão.
Explicação:
A música do Brasil é uma das expressões mais importantes da cultura brasileira. Formou-se, principalmente, a partir da fusão de elementos europeus, indígenas e africanos, trazidos por colonizadores portugueses e pelos escravos.