Comumente as obras literárias e as outras artes dialogam com o tempo de sua produção e todo o contexto histórico e cultural reverbera nas produções, pois tanto a História quanto a Literatura são discursos distintos que buscam representar as experiências dos homens no tempo, assim: “ambas são formas de explicar o presente, inventar o passado, imaginar o futuro. [...] ambas são formas de representar inquietações e questões que mobilizam os homens em cada época de sua história, e, nesta medida, possuem um público destinatário e leitor.” A história brasileira através das artes se revela, portanto o movimento modernista expõe, em grande medida o diálogo das artes com a história do país pelo viés literário das obras apresentadas nesse período e pela produção das artes plásticas. Nesse sentido, o que se pode apreender pelo viés artístico acerca do contexto histórico brasileiro nas 04 primeiras décadas dos anos 1900?
Respostas
Resposta:
Explicação:
a Literatura desenvolve em nós a sensibilidade, tornando-nos mais compreensivos, reflexivos, críticos e abertos para novos olhares e possibilidades diante da nossa condição humana. A leitura literária permite-nos refletir sobre o mundo em nossa volta, abrindo nossos horizontes, ampliando os conhecimentos, possibilitando novas perspectivas.
Olhando o contexto brasileiro nas 4 primeiras décadas do ano de 1900, conseguimos perceber que a arte em si, mais do que estética, demonstrava resistência.
Tanto a arte quanto a literatura durante essas 4 décadas, viveram movimentos de inquietação de grandes autores e artísticas que não se calaram com a realidade da época, e com muita sensibilidade fizeram suas obras.
Vemos assim, uma sensibilidade da arte na época, para olhar a realidade além da estética. Buscando beleza no cotidiano, e explorando as situações reais em suas telas e livros, com muita criatividade.