Respostas
Resposta:
Este fenômeno e chamado de nevoeiro de vapor, porque ele é semelhante a vapor ascendendo acima de uma superfície de água. O nevoeiro de vapor é comum sobre lagoas e rios no outono e no princípio do inverno, quando a água pode ser relativamente quente, mas o ar é frio.
Ocasionalmente, colunas de vapor condensadas podem ascender da camada do nevoeiro e formar redemoinhos de vapor, semelhantes aos de poeiras do diabo na terra. O nevoeiro de vapor é às vezes baixo porque quando o ar ascende, se evapora novamente no ar não saturado acima.
O nevoeiro de vapor pode ser denso, especialmente durante o inverno, quando ar frio move-se dos continentes para o oceano. Este ar pode ser de 20 a 30°C mais frio do que a água. Por causa da aparência, este nevoeiro de vapor sobre o oceano em regiões polares é chamado de fogo ártico do mar. Em ar ártico extremamente frio, cristais de gelo formam-se ao invés de gotículas de água, e produzem nevoeiro de gelo.
O nevoeiro frontal é resultado de levantamento frontal, quando ar quente ascende sobre ar mais frio, produzindo nuvens e precipitação. Se o ar abaixo é frio e próximo ao ponto de orvalho, chuvas suficientes podem evaporar e produzir nevoeiro. O resultado é mais ou menos uma zona contínua de gotículas condensadas de água atingido a superfície e estendendo para cima através das nuvens. Geralmente, este nevoeiro desenvolve-se na camada inferior de ar frio adiante de uma frente fria ou atrás de uma frente quente.acho q e isso espero ter ajudado