Respostas
Resposta:
Planejar a carreira é uma gestão estratégica que um indivíduo pode ter sobre sua própria vida profissional. Para isso, é importante estabelecer o tipo de trabalho que interessa, o nível hierárquico onde se quer chegar, o ambiente de trabalho mais agradável e as pessoas com quem se busca relacionamento profissional.
A pessoa deve ter consciência dos seus pontos fracos e fortes, sua personalidade, como seus defeitos podem interferir na vida profissional, se prefere receber ordens ou gerir seu próprio ritmo de trabalho, entre outros fatores.
Planejamento de carreira
Desenvolver capacidades está entre as principais diretrizes em um planejamento de carreira, para possibilitar as melhores escolhas e oportunidades. Os profissionais qualificados possuem mais chances de chegar onde querem e sobreviverem diante das adversidades do mercado de trabalho.
Além disso, as crises econômicas e políticas não podem servir de muleta para justificar sonhos não concretizados. Um plano de carreira não pode ficar somente no âmbito das ideias, é preciso colocá-lo em prática.
Pode ser de longo prazo, para quem já possui experiência, tem estabilidade e já sabe exatamente onde quer chegar, ou a curto prazo, com objetivos mais tangíveis, ideal para pessoas que estão em processo de mudança de carreira, que nunca fizeram um planejamento ou que ainda nem começaram a trabalhar.
Uma carreira costuma passar por vários desvios
O indivíduo deve definir quais são as competências necessárias para atingir suas metas, apontar qual o nível de conhecimento necessário em cada uma delas, quanto tempo tem para desenvolvê-las, e começar a agir.
É importante lembrar que um plano de carreira não mostra o que acontecerá no futuro, mas sim como a pessoa pode caminhar para atingir um determinado objetivo.
Não existe um caminho em linha reta até a chegada, uma carreira passa por vários desvios, seja por demissão, problema pessoal, mudança no mercado ou de uma simples alteração nas suas expectativas.
Explicação: